-
Eu interpretei que a LIQUEFAÇÃO está ligada diretamente à formação da CHUVA e não das nuvens, por isso marquei B. Pra mim, a formação das nuvens se dava pela condensação. Questionável!
"As nuvens formam-se a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera. A condensação inicia-se quando mais moléculas de vapor de água são adicionadas ao ar já saturado ou quando a sua temperatura diminui." fonte: wikipédia
-
Gab. letra D - porem discordo, podendo ser letra B
A condensação é quando a substância - um vapor - muda do estado gasoso para o estado líquido. O vapor se condensa facilmente pois é instável neste estado físico. Não sendo natural para uma substância estar no estado de vapor, ou seja, gasoso, ela sempre tenderá retornar ao seu estado físico natural e mais estável.
A liquefação refere-se à mudança do estado gasoso para o estado líquido de um gás. Como falamos, uma substância que, na CNTP, está no estado gasoso é um gás. Nestas condições, os gases são substâncias mais estáveis na forma gasosa. Isso significa que é mais difícil mudar seu estado físico à temperatura ambiente.
Extraído:
-
Liquidação e condensação sao sinonimos utilizados para denominar a passagem do estado gasoso para o liquido
A B está errada porque condensação da origem ao estado liquido e não gasoso
-
Como já falaram, gás e vapor não são exatamente a mesma coisa, assim como condensação e liquefação também não são.
Gás é toda substância que se encontra em estado gasoso na CNTP, ao passo que vapor é toda substância que se encontra em outros estados físicos na CNTP. Por isso chamamos a água no estado gasoso de vapor, pois na CNTP a água é líquida; já o nitrogênio molecular é chamado de gás, pois na CNTP o nitrogênio molecular está no estado gasoso.
A condensação ocorre quando o vapor muda do estado gasoso para o líquido. Ou seja, é quando uma substância que não é gasosa na CNTP muda para o estado líquido, tendo em vista o seu estável físico mais estável (que é aquele em que ela se encontra na CNTP). Por isso, o vapor se condensa facilmente. É uma mudança que flui de acordo com a tendência da substância. Basicamente, este é o caso do vapor de água.
Por sua vez, a liquefação ocorre quando o gás muda do estado gasoso para o líquido. Em outras palavras, é quando uma substância que é gasosa na CNTP muda para o estado líquido, saindo do seu estável físico mais estável. Diferente do que acontece com o vapor na condensação, o gás não se liquefaz facilmente. Trata-se de uma transformação oposta à tendência da substância. É o caso do gás oxigênio. Para que ocorra a sua liquefação, temos de submetê-lo a temperaturas baixíssimas ou a pressões mais altas.
Não entendi a razão de o gabarito ser a alternativa D. Ora, se a água não é gasosa na CNTP, então no estado gasoso ela é vapor de água, e não gás de água. Sendo vapor de água, ela não sofre liquefação, mas sim condensação.
-
Gabarito letra D
Quando o vapor d'água chega a determinada camada da atmosfera mais fria que a superfície terrestre ocorre a liquefação, formando as nuvens que mais tarde irão precipitar em chuva.
-
A questão parece simples mas, na verdade é bem complexa e exige bastante atenção.
A mudança de estado diretamente relacionada à formação das nuvens é a
- A- evaporação, que dá origem às gotículas que as formam.
Não diretamente e sim de forma indireta. Inicialmente, a água de rios, mares e lagoas sofre evaporação ( L-.>G). Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se (G->L). A condensação ocorre porque a temperatura em grandes altitudes é inferior à da superfície da Terra. Quando ocorre a condensação, essas pequenas gotículas de água formadas darão origem às nuvens
- B- condensação, que dá origem ao estado gasoso da água.
A condensa dar origem aos estado liquido da água.
- C- fusão, que dá origem ao vapor de água.
Com as nuvens carregadas, ocorre a precipitação — chamada comumente de chuva — ou, ainda, dependendo da temperatura, há o granizo ou a nevada. Solidificação da água ( L->S).
- D- liquefação, que dá origem às gotículas de água.
Essa é a forma mais direta das formação das nuvens.
- E-calefação, que dá origem à rápida vaporização da água.
É um tipo de evaporação da água.