-
C e D falam exatamente a mesma coisa, questão com 2 gabaritos!
-
A letra C coloca a infelicidade como produto da poesia. Ou seja, faça poesia e assim, tenha infelicidade.
A letra D diz que a dor e o sofrimento (logo, a infelicidade) são causas da poesia. Ou seja, você faz poesia porque já possui a dor e o sofrimento.
As duas alternativas não dizem a mesma coisa.
Gabarito letra D
-
Minha Interpretação:
O autor estava se sentindo incomodado por alguém. Isso é constatado quando se fala "Para que vieste na minha janela meter o nariz?". Em outra parte, o autor estava se sentindo bem e isso é constatado quando diz: "ando tão feliz".
Entretanto, uma coisa que o deixava infeliz era quando alguém criticava sua poesia. Ele até pretende deixar de ser poeta para que se sentisse feliz. Isso é constatado em: " Se foi por um verso, não sou mais poeta".
Tendo em vista as interpretações supracitadas, só nos resta a acreditar que a poesia é algo que traz dor e sofrimento para o autor e ele está de "saco cheio".
Na alternativa c) é dito que a poesia pode produzir a infelicidade. E tal possibilidade não foi empregada em nenhum momento do texto. Essa pequena extrapolação é a que torna o item c) incorreto.
Gabarito: D
-
vi duas formas de interpretar essa:
"ando tao feliz porque não sou mais poeta" letra C
"não sou mais poeta porque ando tão feliz" letra D
Tentando desesperadamente entender a FGV ;/
-
essa banca deveria ser exterminada do mundo dos concursos
-
se ela tá feliz agora é porque tava infeliz carai
-
A ''C'' também está correta, visto que expressa uma possibilidade e uma situação transitória.
-
A FGV pode produzir infelicidade!
-
Palhaçada
-
fruto de dor e sofrimento = FGV!
-
Eita haha
Vamos para cima !!!
INFANTARIA !!!
"Está bom porquê está ruim, estaria melhor de estivesse pior."
-
Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF
_______________________________________________________________
Eai concurseiro!?
Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?
Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.
Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R
-
Sinceramente, não é possível inferir se ele está feliz por não fazer mais poesia ou não consegue fazer poesia por estar feliz. Não tomando por base apenas esse fragmento do texto.
Talvez se tivesse uma pontuação diferente, como dois pontos após "poeta", poderia até ser afirmado algo, mas do jeito que está aí não dá.
Para que vieste na minha janela meter o nariz?
Se foi por um verso, não sou mais poeta:
Ando tão feliz.
-
Gabarito D
Por ele estar feliz, não produz mais poesia. Logo entendo que dor e sofrimento são as causas que levam a produzir poesias.
-
No meu ponto de vista essa letra D extrapolou o texto. Fiquei em dúvida entre a C e D. Marquei a C por achar a menos errada
-
TAVA FACIL
-
Na alternativa "C": pode produzir a infelicidade; nos informa que ao escrever uma poesia, o autor ficar infeliz. Não é isso que o verso elide. A própria infelicidade é o que o faz ter inspiração para escrever a poesia. A alternativa "D" nos informa que "é fruto da dor e sofrimento", ou seja, o autor tem inspiração para escrever uma poesia quando se sente triste/infeliz.
GAB: D
SERTÃOO
-
Tá difícil, mas vou conseguir.
-
Essa prova foi muito específica, acho que esta questão estaria voltada à literatura e seus períodos na história, talvez...
-
Pq vem perguntar pra mim o que o Vinicius de Morais quis dizer ? Pq não pergunta para ele ? Entendi foi nada KKKKKKKKKK
-
KKKKKK ESSA FOI TOP
-
a dúvida ocorre entre a alternativa C e D, mas vejamos bem
C. pode produzir a infelicidade. ERRADA -> pois o autor fala no verso, em outras palavras, que escreve por estar triste, ou seja, estar triste é o motivo de escrever
D. é fruto de dor e sofrimento. CORRETA -> o autor escreve devido a estar triste, dor e sofrimento podem ser causas de tal tristeza
-
Que loucura .
-
Não tem condições, SÉRIO!!!!!!
-
Mkkkkkkkkkkkkk questão exagerada demais
-
Fui seco na C
-
A galera da FGV deve usar a erva do gato.
-
A FGV pode produzir infelicidade!
-
Até eu me acostumar com o português da FGV vai ser dor e sofrimento!
-
Ele só produzia verso, porque NÃO andava "tão feliz". Andava o contrário disso(dor e sofrimento, segundo o item da questão), por isso os produzia. Há uma relação de tempo. Não é que ele produzia os versos, e por conta disso ficava infeliz. Primeiro ele era infeliz. Em razão disso, produzia os versos(por isso são frutos de dor e sofrimento). Logo, o item C não pode estar correto.
-
Como diria Prof Flauzinho: "Quem acertar essa, pode pegar a pistola". kkk
Mas tava de bandeija essa ae
-
questão subjetiva
-
A grande sacada é que o Item C fala ''pode produzir'', sendo que no texto, ele deixa claro que não escreve mais poesias por ''andar tão feliz'', tornando o item D o mais adequado.
O negócio é na hora da prova, tu raramente vai pensar isso. Já é a segunda vez que eu to errando essa desgraça pelo mesmo motivo: O Vinicius de Moraes não me disse oq ele estava pensando
-
Eu estou começando a entrar na loucura da FGV e acertar questões
-
-
Eu acho que o problema da letra c foi que ficou em aberto: causa infelicidade em quem? No poeta ou no leitor? O item d ficou melhor porque quando diz que é "fruto" só pode ser referente ao poeta, já que a poesia não é produto do leitor.
-
Acertei duas questões seguidas da FGV, acho que estou começando a perder a sanidade como o examinador
-
penso que não é a letra C porque a maldita da banca expressa uma condição de condição quando fala " pode produzir" sendo que o texto não nos traz isso.
bora pra luta
-
que loucura!!!!!!!!!!!!!!!!
-
Rikson Souza, do mesmo jeito que você fala que 'E tal possibilidade não foi empregada em nenhum momento do texto.', que dirá o gabarito dado pela banca então... pois estamos diante de uma possibilidade c) e de uma certeza d).
-
Para que vieste na minha janela meter o nariz?
Se foi por um verso, não sou mais poeta.
Ando tão feliz.
- = Eu não tenho mais motivos para escrever poesia pois hoje sou feliz
A) deve expressar o cotidiano.
B) procura mostrar o mundo atual.
C) pode produzir a infelicidade.
- é a poesia que gera infelicidade ou os motivos que o poeta tem para escrever ela ?
D) é fruto de dor e sofrimento.
- fruto = é motivada pela dor e sofrimento
E) cria intimidade entre poeta e leitor.
- correto, mas a o texto não cita isso