SóProvas


ID
3472618
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos: Atenas, Roma, Londres, Nova York. Em Nova York, você pode encontrar, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que você todos os dias da semana”.


Essa frase pode ser classificada como exemplo de texto argumentativo. Assinale a opção que apresenta o segmento em que a tese está presente.

Alternativas
Comentários
  • TESE é o posicionamento crítico do autor, o que se pretende defender.

    Logo, o texto defende “A razão básica para ficar nesta cidade "

    RESPOSTA : A

  • Corrijam-me se eu tiver errada

    Eu achei que a frase tem traços argumentativos por que quando se usa esta ou nesta significa que está perto de quem está falando. No caso da frase, nesta cidade, significa que ele está também na cidade citada.

  • eu sinceramente ainda estou dividida no gabarito, já que a razão para ficar nos centros urbanos é que as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos...então essa não deveria ser a tese?

  • acho que a tese é o que irá ser defendido!

    tese: a razao basica para ficar nesta cidade

    o que está sendo defendido na tese:" todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos."

  • O que está sendo defendido, ou seja, a tese, é "A razão básica para ficar nesta cidade." A tese é o que está sendo apresentado ao leitor, o que será desenvolvido no texto.

  • Dicionário - significado de TESE

    substantivo feminino

    ---> proposição que se apresenta ou expõe para ser defendida em caso de contestação.

    ---> proposição sustentada e defendida em público, nas escolas superiores.

    Sabendo o significado de TESE, fica mais fácil responder a questão!!!

    A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos: Atenas, Roma, Londres, Nova York. Em Nova York, você pode encontrar, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que você todos os dias da semana”.

    Essa em azul é a tese que será defendida, o que se apresenta após são todos argumentos favoráveis a tese sustentada.

    Letra A

  • PARA SABER O TIPO TEXTUAL, PERGUNTAS-SE: "QUAL A INTENÇÃO DO AUTOR".

    PARA SABER O TEMA CENTRAL (IDÉIA GLOBAL), PERGUNTA-SE: "SOBRE QUAL ASSUNTO O AUTOR QUER FALAR NESTE TEXTO".

    PARA SABER SE HÁ UMA TESE (PONTO DE VISTA) DEFENDIDA PELO AUTOR, PERGUNTA-SE: "O QUE O AUTOR PENSA SOBRE O TEMA CENTRAL".

    PARA SABER SE HÁ ARGUMENTO, PERGUNTA-SE: "POR QUE O AUTOR DEFENDE ESSA TESE".

    *comentário de algum colega do QC que peguei em outra questão!

  • Meu Deus KKKKKKKKKKKKK

  • Tema: "todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos"

    Tese: "A razão básica para ficar nesta cidade"

  • Como identificar a tese?

    tese nada mais é do que a apresentação do tema a ser discutido e a sua opinião sobre ele. Pense assim, o seu leitor não faz ideia do assunto que será abordado – por mais que ele seja o corretor e já tenha decorado a proposta –, por isso você precisa informá-lo sobre o que será dito.

  • Tese: A razão básica para ficar nesta cidade.

    Argumentos: todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos: Atenas, Roma, Londres, Nova York. Em Nova York, você pode encontrar, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que você todos os dias da semana”.

    Obs.: Tese= posição assumida pelo autor do texto sobre algum assunto.

  • QUEM ACREDITA QUE NA PROVA DA PCRN COM ESSA BANCA PERFIL VAI SER CHAMADO DA UM LIKE .

    QUE BANCA LOUCA .

    FAZER PERFIL AQUI É A MESMA QUE GABARITAR A CESP..KKKKK

  • TESE é o posicionamento crítico do autor, o que se pretende defender.

    Logo, o texto defende “A razão básica para ficar nesta cidade "

    RESPOSTA : A

  • Essa banca foi escolhida para realiza o concurso da Pm aqui do estado onde moro. As pessoas estão colocando o terro!! quando venho olha as questões.... só não passa em concurso; quem não estuda, e passa o dia em rede social.

  • tese é, basicamente, o ponto de vista do autor sobre o assunto proposto. O autor pode apresentá-la no seu texto por meio de afirmações positivas ou negativas.

    “A razão(tese) básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos: Atenas, Roma, Londres, Nova York. Em Nova York, você pode encontrar, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que você todos os dias da semana”.

    GAB A

  • Fui da D, porque autoestima com a FGV não esta legal.

  • Fui da D, porque autoestima com a FGV não esta legal.

  • "A razão básica para ficar nesta cidade..." é a tese. Logo em seguida ele mostra um argumento que seria o motivo dele ficar na cidade: "...todas as grandes ideias do mundo foram gerados em centros urbanos." Depois ele desenvolve...
  • Texto a ser comentado:

    “A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos: Atenas, Roma, Londres, Nova York. Em Nova York, você pode encontrar, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que você todos os dias da semana”.

    O texto ARGUMENTATIVO é aquele usado para expor a opinião de quem escreve. Para confirmar essa opinião, o autor de um texto argumentativo pode mencionar a opinião de especialistas, resultados de pesquisas, os mais diversos tipos de argumentos. 

    A tese é a proposição (afirmação, asserção, sentença, máxima) que sustenta a opinião de quem escreve um texto argumentativo. O autor da frase em questão defende a tese de que “A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos".

    Para confirmar essa opinião, ele menciona as cidades Atenas, Roma, Londres, Nova York como exemplos de centros urbanos onde foram geradas grandes ideias do mundo e cita Nova York como um lugar onde podem ser encontrados, todos os dias da semana, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que a maioria das pessoas.

    A banca separou a afirmação que representa a tese do texto em questão - "A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos" - em duas alternativas: "A razão básica para ficar nesta cidade" (LETRA A); "todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos." (LETRA B).

    Nessa afirmação, o trecho "A razão básica para ficar nesta cidade" funciona como sujeito da forma verbal "é". A forma verbal "é" corresponde ao verbo ser flexionado na terceira pessoa do singular. O verbo ser, nesse período, é um verbo de ligação. 

    Verbo de ligação é aquele usado para ligar o sujeito ao predicativo do sujeito. Em "A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos", o verbo ser está ligando o sujeito "A razão básica para ficar nesta cidade" ao predicativo do sujeito "que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos".

    Sujeito é o termo sobre o qual o predicado declara algo. Predicativo do sujeito é o termo presente no predicado empregado para expressar um atributo do sujeito. O sujeito é, pois, um termo principal em relação ao predicativo do sujeito.

    Ou seja, na tese de que “A razão básica para ficar nesta cidade é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos", a informação principal é “A razão básica para ficar nesta cidade". O trecho "todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos" é uma informação derivada da principal, algo que expõe a razão básica para ficar nesta cidade: o fato de que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos.

    Assim, diante das alternativas apresentadas pela banca, deve-se optar pela letra A como aquela que contém a tese do texto em questão.

    Fonte: TEC Concursos (Profa. Andrea)

  • A) A razão básica para ficar nesta cidade tese

    B) todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos argumento

  • Por que há uma razão para ficar nesta cidade? - TESE (Esse é o ponto de vista do autor. Ele afirma que há uma razão para ficar nesta cidade. )

    Logo em seguida ele explica os motivos:

    "todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos..." - ARGUMENTOS

  • Lutando até o objetivo

  • errei por achar que a tese era a explicação
  • Tese: é o posicionamento crítico do autor

    logo, podemos ver esse posicionamento na alternativa que expressa:

    A razão básica para ficar nesta cidade.

    Alternativa: A

  • TESE: “A razão básica para ficar nesta cidade "

    ARGUMENTO: "todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos"

  • Veja, a intenção da pergunta é avaliar se você consegue identificar a tese apresentada pelo autor do texto, isto é, a ideia principal do texto. Em geral, a tese aparece no início do texto, nesse sentido, é provável que esteja no primeiro parágrafo

    Trata-se de uma frase afirmativa ou negativa que será explicada posteriormenteExemplos: - A prática de exercícios físicos diminui a incidência de câncer. - A corrupção não deve ser incentivada por nossa negligência política

  • A PROFESSORA DEU O GABARITO COM LETRA B

    Essa banca está fumando crack

  • UÉ GENTE A PROFESSORA AQUI DOQ FALOU QUE O GABARITO É A LETRA (B)

    SE FOR A LETRA (B) EU ACERTEI .

  • Agora não sei se acertei ou errei HAHA.

  • Explicação da Adriana Figueiredo, que deu letra A

    https://youtu.be/nTv8BkUlhHw?t=1195

  • GABARITO É A B ! E NAO ADIANTA DIZER QUE NÃO. BANCA LOUCA!
  • Acho engraçado o pessoal tentando justificar um gabarito absurdo da banca.

    De acordo com a professora do QC, que por sinal sempre faz ótimos comentários, o gabarito da questão seria alternativa "B".

  • a banca deu como gabarito letra E, tá confuso

  • A banc deu a letra A como correta. É só conferir no site da banca!!!!

    https://conhecimento.fgv.br/concursos/angra2019

  • Gabarito da professora: B

    Gabarito dos alunos do QC: A

    Gabarito do QC: E

    Dá pra escolher! =)

  • catástrofe total.
  • olhem a explicação da Isabel Vega! o gabarito deveria ser B

  • A professora Isabel Vega discordou do gabarito, para ela a resposta correta seria a letra B. Foi exatamente a letra que marquei. A letra A está com uma ideia incompleta.

  • Tese = ideia que o autor defende

    qual a ideia do autor ?

    “A razão básica para ficar nesta cidade"

    Argumento = os motivos dele defender essa ideia

    qual os argumentos do autor ?

    'é que todas as grandes ideias do mundo foram geradas em centros urbanos: Atenas, Roma, Londres, Nova York. Em Nova York, você pode encontrar, sem procurar muito, dez homens ou mulheres mais inteligentes que você todos os dias da semana”

    GAB.: A

  • pegadinha