SóProvas


ID
3473446
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Colinas do Tocantins - TO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Analise os itens abaixo sobre o Orçamento Público:


I. O aspecto orçamentário trata do registro e da evidenciação do orçamento público, tanto quanto à sua aprovação quanto à sua execução.

II. Atualmente, o orçamento público participativo foca na evidenciação dos aspectos patrimoniais da res publica, deixando de lado a clássica abordagem dos conceitos orçamentários.

III. III – Os princípios orçamentários são essenciais para conferir racionalidade, eficiência e transparência na elaboração, execução e controle do orçamento público.


Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Orçamento Participativo: Participação da população, demandas sociais, audiências públicas, exercício da cidadania, não garante a execução das decisões, feito muito em municípios.

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    TIPOS DE ORÇAMENTO

    Orçamento Clássico/Tradicional: Apenas se preocupa com aspecto jurídico para controle político, prevendo receitas e fixando despesas. Sua principal preocupação era mostrar como e com o que está sendo gasto os recursos públicos.

    Orçamento de Desempenho (Realização): Enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si.

    Orçamento Base Zero (Estratégia): Ênfase na eficiência, considerando que as despesas são novas a cada ano, tendo todas elas que ser justificadas e exigindo, assim, maior comprometimento e chances em atingir objetivos e metas. Parte-se do zero a cada ano.

    Orçamento-Programa (Moderno): Instrumento de planejamento do governo. Ênfase nas realizações, portanto na efetividade. Elo entre planejamento, orçamento e gestão. Objetiva o planejamento e por mais que sirva para prestar contas, este não é o seu objetivo.

    Orçamento Participativo: Participação real da população nos processos, democratizando a relação Estado e Sociedade. Ocorre perda de flexibilidade. Maior rigidez na programação de investimentos. A legalidade e o Legislativo não deixam de ter sua participação.

    FONTE: QC

  • Não intendi o item II... alguém ajuda? Foca no aspectos orçamentário em vez de patrimoniais talvez?

  • O orçamento público (TRADICIONAL) focava na evidenciação dos aspectos patrimoniais da res publica, deixando de lado a clássica abordagem dos conceitos orçamentários,pois, surgiu como forma de controle do legislativo sobre o executivo patrimonialista. (grifo nosso)

    Orçamento Participativo: Participação da população, demandas sociais, audiências públicas, exercício da cidadania, não garante a execução das decisões, feito muito em municípios. (comentário do Paulo Graciano).

    Complementando: POSSUI CARÁTER SUGESTIVO E PREVISÃO NO ART.48 DA LRF.

    GAB= B

  • Os itens I e III estão corretos, tendo em vista que o orçamento trata de matéria de

    arrecadação de receita e fixação da despesa com aprovação do legislativo e a

    concretização do orçamento pelo executivo. Os princípios orçamentários têm a

    finalidade de auxiliar o controle parlamentar sobre o governo.