SóProvas


ID
3473647
Banca
IADES
Órgão
CAU-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto  para responder à questão

CAU/MT realiza 137 orientações em condomínios em Cuiabá  


1 O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato

Grosso - CAU/MT visitou, de janeiro a maio de 2019, 137

condomínios horizontais e verticais no município de Cuiabá.

4 Essa iniciativa faz parte do planejamento da gestão

2018-2020, com o objetivo de coibir o exercício ilegal da

profissão, bem como conscientizar a sociedade sobre as

 7 atribuições de arquitetos e urbanistas e destacar a

importância da contratação de profissional habilitado.

As visitas são realizadas em duas partes, sendo a

10 primeira orientativa, direcionada aos responsáveis do

condomínio, passando instruções sobre a legislação do CAU

referente ao exercício profissional de arquitetos e urbanistas

13 e suas atribuições. Além disso, presta esclarecimentos sobre

a atuação de leigos e as principais consequências da

contratação dessas pessoas não habilitadas tecnicamente

16 para realização de atividades como projetos e execuções de

obras.

Posteriormente, é feita a fiscalização das obras

19 existentes em cada condomínio, seja nas unidades

habitacionais/casas e (ou) dependências comuns do

condomínio. Ressaltamos que, antes da visita, o CAU/MT

22 encaminha ofício endereçado ao síndico comunicando

acerca do cronograma da fiscalização com os dias e horários

24 da provável ocorrência da visita.

Disponível em: <https://www.caumt.gov.br>

Acesso em: 21 jun. 2019, com adaptações.



A respeito do emprego das classes de palavras no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) O sentido da construção “de janeiro a maio de 2019” (linha 2) seria alterado caso as preposições sublinhadas fossem substituídas, respectivamente, por desde e até → INCORRETO. A ideia de início e de limitação seria mantida.
     b) Na construção “Essa iniciativa” (linha 4), o pronome sublinhado foi utilizado para fazer referência a ação do CAU/MT, que será mencionada pela primeira vez apenas no segundo parágrafo INCORRETO. Foi mencionado no primeiro parágrafo, anteriomente ao pronome demonstrativo de valor anafórico "essa": O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso - CAU/MT visitou, de janeiro a maio de 2019, 137 condomínios horizontais e verticais no município de CuiabáEssa iniciativa [...].
     c) No trecho “As visitas são realizadas em duas partes” (linha 9), o artigo sublinhado, que generaliza o sentido do substantivo “visitas”, poderia ser simplesmente excluído, pois a relação com o parágrafo anterior seria preservada → INCORRETO. Temos um artigo definido, ele define e não generaliza (=o que generaliza são os artigos indefinidos).
     d) O pronome sublinhado na construção “suas atribuições” (linha 13) serve para retomar o termo “a legislação do CAU” (linha 11) → INCORRETO. Segundo o texto: [...] exercício profissional de arquitetos e urbanistas e suas atribuições [...]. (=O pronome possessivo "suas" refere-se às atribuições dos arquitetos e urbanistas).
     e) A construção “Além disso” (linha 13), composta pela locução conjuntiva Além de e pelo pronome isso, foi utilizada para, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação de adição entre dois períodos e retomar informações do período anterior → CORRETO. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Estranho, "Além de" não seria locução prepositiva? Alguém sabe responder?

  • Além de é locução prepositiva, não conjuntiva.

  • BANCA DO SATÁNAS!

  • a) O sentido da construção “de janeiro a maio de 2019” (linha 2) seria alterado caso as preposições sublinhadas fossem substituídas, respectivamente, por desde e até → INCORRETO. A ideia de início e de limitação seria mantida.

     b) Na construção “Essa iniciativa” (linha 4), o pronome sublinhado foi utilizado para fazer referência a ação do CAU/MT, que será mencionada pela primeira vez apenas no segundo parágrafo  INCORRETO. Foi mencionado no primeiro parágrafo, anteriomente ao pronome demonstrativo de valor anafórico "essa": O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso - CAU/MT visitou, de janeiro a maio de 2019, 137 condomínios horizontais e verticais no município de CuiabáEssa iniciativa [...].

     c) No trecho “As visitas são realizadas em duas partes” (linha 9), o artigo sublinhado, que generaliza o sentido do substantivo “visitas”, poderia ser simplesmente excluído, pois a relação com o parágrafo anterior seria preservada → INCORRETO. Temos um artigo definido, ele define e não generaliza (=o que generaliza são os artigos indefinidos).

     d) O pronome sublinhado na construção “suas atribuições” (linha 13) serve para retomar o termo “a legislação do CAU” (linha 11) → INCORRETO. Segundo o texto: [...] exercício profissional de arquitetos e urbanistas e suas atribuições [...]. (=O pronome possessivo "suas" refere-se às atribuições dos arquitetos e urbanistas).

     e) A construção “Além disso” (linha 13), composta pela locução conjuntiva Além de e pelo pronome isso, foi utilizada para, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação de adição entre dois períodos e retomar informações do período anterior → CORRETO. 

    LOCUÇÃO PREPOSITIVA x CONJUNTIVA ????????

  • O BIZU É SE FUDER EM QUESTÕES... QUESTÃO DA PESTE ESSA NADA HAVER.

  • eita banca boa kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Item E correto

    O termo "Além" é um adverbio. Se te perguntarem o que é "Além de", a princípio é uma locução prepositiva, mas vamos aos detalhes.

    Morfologicamente uma preposição tem como função ligar termos dentro de uma única frase. Ainda nesse contexto, a função da conjunção é ligar duas orações distintas. Apoiado nisso temos:

    "Além disso, presta esclarecimentos sobre a atuação de leigos e as principais..." Na frase o "Além disso" é anafórico ou seja, retoma uma informação anterior. (Quando "Além disso" não vai retomar termo anterior? kkkkk)

    não, agora é sério,

    O termo foi utilizado como conjunção, por mais que tenha um ponto final. O "Além disso" está ligando a oração anterior a uma oração nova.

    Resumo da obra, neste texto é Locução conjuntiva, pois liga duas orações distintas, ou seja, utiliza a função morfológica da conjunção, legal nossa língua, excelente.

    E quando o "além de" não será locução conjuntiva?

    Quando usar a função morfológica de Preposição, vejamos:

    "Em minha loja, vendo livros além de cadernos." Aqui o "Além de" está ligando dois termos dentro de uma única frase, então é locução prepositiva.

  • Só eu me ferrei nesse "seria alterado"?

  • Caraio kkkkk essa banca me faz queimar muitos neurônios

  • Só acertei porque não lembrei da Locução prepositiva.

  • Letra E fala em relação de adição, sendo que o "além disso" é uma conjunção explicativa coordenativa. Não seria a relação de explicação do periodo anterior?

  • Acertei por eliminação.

  • GABARITO E

    • Continuação ou adição

    Utilizamos os conectivos de continuação ou adição para acrescentar algo ao texto e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado. Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.

  • #PPMG

  • Questão top. Mas, na letra E, o certo seria locução prepositiva.