SóProvas


ID
3474241
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV


    No início dos anos 80, a humanidade teve que se adequar às novas posturas em nome de um mercado globalizado. Agora, acomoda-se aos critérios do mundo digitalizado para não se excluir da dança orquestrada pelos artífices da vida virtual. São regras e comportamentos assentados sem plebiscitos ou referendos. [...]

    Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social […]. No caminho desses trilhos virtuais se estabelecem dependências, e as pessoas, apesar dos inúmeros amigos em suas redes sociais, estão sozinhas ao final de cada acesso e bate-papos. Essas certificam pesarosas, enfim, que as telas de computadores ou de celulares não lhes proporcionam aquilo que apenas outro humano poderia ceder-lhes, a exemplo do calor e afeição.

    No modus vivendi da pressa e do estresse, enquanto marco da nova era, abre-se o leque para temáticas que vão desde os meandros da informática até a implantação de chips em humanos, sem embargo das nuvens que acondicionam informações digitais.

    O diálogo, agora, se esvazia na perspectiva de humanos. Há um monólogo estabelecido com robôs ou inteligências artificiais, que vicejam superar homens, antes de servi-los, apesar da evidente colisão com o princípio da automação que recomenda que a máquina jamais supere humanos. Constata-se, todavia, que o contrário dessa premissa vai se assentando, na medida em que pais de família, superados por computadores, estão expostos na vala do desemprego. Nesse sentido, atesta-se a estruturação de uma sociedade de excluídos numa época que tanto se propugna por ações inclusivas. […]

FILHO, Zilmar Wolney Aires. Fragmentos. Disponível em: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/10633/Rastros-de-uma-nova-era-inteligencias-artificiais-reproducoes-assistidas-vidas-virtuais-chips-na-pele-e-fisica-quantica>. Acesso em: 18 jun. 2019.

Quanto ao Texto IV, no que diz respeito aos elementos da comunicação e às funções da linguagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Predomina a função emotiva

  • GABARITO: C

  • Gabarito: C

    Também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.

  • parece que os comentários são feitos depois de verem o gabarito, até pq nas estatísticas mostram que houve erro de mais de 60%... Aí fica fácil! maneiro é quando alguem faz um comentário falando sobre as alternativas... agora ver o gabarito e ratificar fica fácil

  • A) Há presença de função poética e há metáforas, porém a função poética não é predominante pois ocorre de maneira pontual no texto. A principal característica da função poética é um texto elaborado de uma forma autêntica, diferente e literária, como ocorre na poesia.

    B) A função emotiva pode estar presente no texto mesmo quando ele não é escrito em 1a pessoa. É o caso, por exemplo, quando o autor usa adjetivos e advérbios para expressar seu sentimento ou pensamento.

    C) Já explicado na letra B. Exemplos: "... as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, ..."; "Essas certificam pesarosas, ..."

    D) Há emprego da 3a pessoa, porém não há predomínio de referências, isto é, não há dados, definições ou informações diretas e objetivas, pelo contrário, predomina a linguagem literária, como ocorre na função emotiva. O assunto não é sobre inteligência artificial, e sim sobre como o mundo virtual tem afastado as pessoas em vez de aproximá-las.

    E) A função apelativa não está presente, pois o autor não pede ao leitor que tome determinada atitude, não há intuito de convencer o leitor, apenas expressar a opinião do autor diante da relação mundo virtual X relações interpessoais. A função apelativa é muito comum em propagandas, fazendo-se uso do verbo no imperativo. Ex: "Compre batom".

  • me desculpem, mas pra mim é mais argumentativo que emotivo. a que mais se aproxima é a letra D

    como disse o colega, depois de ver o gabarito é fácil justificar a resposta

  • Entendi foi nada. E o os professores não comentam UMA questão sequer da banca Instituto AOCP.. que raça!

  • emotiva... quando? errei e erro de novo...
  • Esses que comentam GABARITO C é pq olham primeiro as estatísticas para depois marcar a alternativa

  • Galera, a resposta é letra C . Função emotiva, porque em todo texto ele coloca sua opinião sem usar argumentos ou frases imperativas . Para ter função apelativa além de argumentos ao final teria a indicação do que fazer . EX.: " Não perca!" , "É preciso..." Ele não tenta convencer.

    Na função emotiva o texto não precisa necessariamente apresentar verbos ou pronomes em primeira pessoa . Quando o autor coloca sua opinião ,desde de que não tenha armentos ou verbos no imperativo, também teremos função emotiva.

  • Não consegui identificar a função emotiva e sim a referencial. Esta banca está de sacanagem.

  • Peçam comentário do professor!!!!

  • Errei ontem, errei hoje, errarei amanhã, errarei sempre. Não há função emotiva nessa @#$%.

  • Por exclusão marquei a C, inclusive pq na D o texto não tem como referente as inteligências artificiais, mas sim sobre o distanciamento humano por causa da tecnologias. Mas no geral também, A INTENÇÃO PRINCIPAL DO AUTOR É EMITIR SUA OPNIÃO, sendo o referente pano de fundo.

  • Função emotiva- exteriorização da emoção do remetente (daquele que fala).

    Temos segmentos no texto que nos apontam para tal função:

    "No modus vivendi da pressa e do estresse" - esse é um exemplo da exteriorização do remetente, cujo objetivo não é o de influenciar o comportamento do leitor (função conotativa), tampouco falar sobre um tema de maneira neutra (função referencial).

    Todo o texto, de um modo geral, aponta para as opiniões do autor sobre o tema. O foco não está na mensagem, seja na subjetividade dela ou não. A atenção está voltada para a ideia que Zilmar Filho tem sobre o tema. Vejam que se trata de ARTIGO (opinião).

  • Em um texto argumentativo também tem ponto de vista. Bato cabeça para entender isso, viu!

  • Por que Deus nos abandona numa hora dessas?

  • tu tá de sacanagem só podxi

  • a) A função poética é predominante, devido às metáforas utilizadas ao longo de todo o texto. Alternativa incorreta. Na função poética, encontradas principalmente em obras literárias, possui como marca o emprego do sentido conotativo das palavras, com intuito de dar tom emotivo ao discurso. O foco é na mensagem. 

    b) A função emotiva não está presente no texto, pois, para isso ocorrer, ele deveria estar escrito na 1ª pessoa do singular.

    Alternativa incorretaFunção emotiva, também conhecida como expressiva, é aquela em que se pode identificar emoções, opiniões, sentimentos, pontos de vista. O foco é no leitor, receptor. Se o foco está no receptor, o texto não deve estar escrito na primeira pessoa do singular. Contudo, o texto reflete o estado de ânimo do emissor (seus sentimentos e emoções), já que emprega adjetivos e advérbios, funções típicas da subjetividade. 

    c) No texto, predomina a função emotiva, visto que a escolha vocabular é feita de modo a evidenciar o ponto de vista do emissor do texto.

    Alternativa correta. Na função emotiva, o foco está no receptor. Repare: No caso, ao apresentar a ideia de que as redes sociais cultivam pessoas solitárias, o autor deixa claro seu ponto de vista a respeito do assunto. Os qualificadores, também empregados pelo autor, são traços da função emotiva, da linguagem subjetiva.

    d) No texto, predomina a função referencial, visto que é utilizada a 3ª pessoa do discurso de modo a colocar em evidência o referente, ou seja, o assunto das inteligências artificiais. Alternativa incorreta. Função referencial, também conhecida como função denotativa, é aquela em que a mensagem é centrada naquilo de que se fala, o que quer dizer que o foco dessa função é transmitir ao interlocutor dados da realidade de maneira direta e objetiva.

    e) No texto, predomina a função apelativa, pois há diversas marcas linguísticas que comprovam que o propósito comunicativo do texto é convencer o leitor.

    Alternativa incorreta. A função apelativa tem como intuito conversor o leitor. Dessa maneira, o foco do discurso está no receptor da mensagem.

  • resposta letra c , na leitura do texto se pode ver muitas conotações e opiniões expressando emoções do autor.

  • que questao cagada, na minha opiniao e refencial sim!

  • Artigo opinião: função emotiva

  • Marquei C e nao a D pq nao se fala de inteligencias artificiais como afirma alternativa D. Pelo menos nao é o assunto principal.

     Deste modo, as pessoas adentram no universo da informática, em cujo seguimento, de forma instigadora, vende-se a ideia de facilitação, de encurtamento de distâncias, e de inclusão social.. UMA OPINAO DO AUTOR, EVIDENCIA SEU PONTO DE VISTA