Segundo Alves (2004, p. 34):
O bibliotecário responsável pela unidade deve trabalhar para atingir os objetivos e as metas organizacionais, que geralmente estão voltadas em atender as necessidades dos usuários, e para isto é preciso gerenciar planos traçados, pessoas da equipe, tarefas e recursos materiais, físicos e financeiros. Para administrar é necessário conhecer e seguir as funções administrativas, a fim de atingir os objetivos, que de acordo com Ferreira e Oliveira seriam,
a) Planejamento: Função que estabelece as metas e os métodos para atingi-las, [...].
b) Organização: Função que reúne os diversos fatores e recursos essenciais para a execução dos planos. [...].
c) Direção: Função administrativa de gerir a organização à medida que se executam os planos, procurando convertê-los em resultados.
d) Controle: Função administrativa de restringir e regular vários fatores, de modo que os planos e projetos sejam executados [...].
e) Tomada de decisão: Pode ser encarada como uma função administrativa, mas, também, como um elemento comum às demais funções administrativas (de planejar, organizar, dirigir e controlar). (FERREIRA; OLIVEIRA, 1989, p. 17-18).
Gab. C
ALVES, Roberta Caroline Vesú. A gestão de pessoas em unidades de informação: a importância da capacitação no uso de tecnologias. Revista de Iniciação Científica da FFC, v. 4, n. 2, p. 32-51, 2004. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/79/81