SóProvas


ID
3474478
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais


Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível

Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.

Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.

“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.


(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,
por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)

No trecho destacado da fala de Christian Dunker “... Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, expressa-se uso de linguagem em sentido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ?Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história?, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora).

    ? Temos uma linguagem figurada, irreal, conotativa (conto de fadas); ela refere-se ao fato de as pessoas saírem afetadas sentimentalmente (ato de se machucar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab: D

    >> Trata-se de sentido figurado - conotativo -, pois alguém não vai realmente se machucar (no sentido denotativo do termo, de ter o corpo violado por um golpe).

    BIZU:

    Denotativo: Dicionário;

    >> Equivale ao sentido literal, real;

    Conotativo: Criatividade;

    >> Sentido figurado, associação subjetiva.

  • agora trauma psicológico não e um tipo de trauma ou machucado... fácil anulação.

  • linguagem conotativa / denotativa.

    Sentido denotativo: é o uso de um termo em seu sentido primeiro, real, do dicionário. Ao pensarmos em jóia, logo nos vem ao pensamento uma pedra preciosa ou algo semelhante.

    Sentido conotativo: é o uso de um termo em seu sentido figurado.

    → CONotativo → CONto de fadas → sentido figurado;

    → Denotativo → Dicionário → sentido real.

  • GABARITO: LETRA D

    COMPLEMENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html

  • Sem dúvida usa um figura de linguagem, mas traz uma situação real, de possível sofrimento.

  • Alguém vai se MACHUCAR. Normalmente, quem se machuca é porque caiu ou sofreu uma pancada. No caso do texto, houve um sentido figurado, de se machucar sofrendo psicologicamente. Por isso, sentido figurado.

  • entendi real e conotativo, pois, real por que machucar também está ligados a sentimentos e conotativo por ser no sentido figurado, pois conotativo e o mesmo que sentido figurado.