SóProvas


ID
3474706
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A importância da detecção precoce das neoplasias foi reafirmada no Pacto pela Saúde, por meio da inclusão de indicadores e metas definidas em estados e municípios. Mesmo com todos os esforços, a cobertura de exames de Papanicolau ainda é significativamente baixa em muitos lugares do país. Escolha a alternativa correta dentre as descritas abaixo:

Alternativas
Comentários
  • O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. O rastreamento antes dos 25 anos deve ser evitado. Os exames periódicos devem seguir até os 64 anos de idade e, naquelas mulheres sem história prévia de doença neoplásica pré-invasiva, interrompidos quando essas mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais 64 anos de idade e que nunca se submeteram ao exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos os exames forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

    A coleta do exame citopatológico deve ser realizada por enfermeiro ou médico capacitados.

    Atualmente o SISCOLO está integrado ao SISCAN, onde os dados dos rastreamentos para câncer de colo de útero e mama são lançados.

    FONTE: Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, INCA (2016).

  • O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. O rastreamento antes dos 25 anos deve ser evitado. Os exames periódicos devem seguir até os 64 anos de idade e, naquelas mulheres sem história prévia de doença neoplásica pré-invasiva, interrompidos quando essas mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais 64 anos de idade e que nunca se submeteram ao exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos os exames forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

    A coleta do exame citopatológico deve ser realizada por enfermeiro ou médico capacitados.

    Atualmente o SISCOLO está integrado ao SISCAN, onde os dados dos rastreamentos para câncer de colo de útero e mama são lançados.

    FONTE: Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, INCA (2016).