O enunciado quer pacientes que deverão ser encaminhados diretamente à Sala Vermelha (emergência) devido à necessidade de atendimento imediato: Classificado Vermelho.
*Vermelho: prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.
A-Queixas crônicas sem alterações agudas (Azuis: prioridade 3 – consultas de baixa complexidade – atendimento de acordo com o horário de chegada.)
B-História de convulsão sem alteração de consciência. (Verdes: prioridade 2 – prioridade não urgente)
C-Crise asmática. (Amarelos: prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.)
D-Politraumatizado com Glasgow entre 13 e 15; sem alterações de sinais vitais. (Amarelos: prioridade 1 – urgência, atendimento o mais rápido possível.)
E-Dor no peito associada à falta de ar e cianose (dor em aperto, facada, agulhada com irradiação para um ou ambos os membros superiores, ombro, região cervical e mandíbula, de início súbito, de forte intensidade acompanhada de sudorese, náuseas e vômitos ou queimação epigástrica, acompanhada de perda de consciência, com história anterior de IAM, angina, embolia pulmonar, aneurisma ou diabetes; qualquer dor torácica com duração superior a 30 minutos, sem melhora com repouso). (*Vermelho: prioridade zero – emergência, necessidade de atendimento imediato.)
Gabarito: letra E
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.