SóProvas


ID
3475687
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d´água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente. A descoberta foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A estatal procurava petróleo. Como foi batizado, inicialmente, pelos cientistas o fluxo subterrâneo?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Por exclusão, ficaria mais fácil.

    Apenas Informação:

    As diferenças entre o Amazonas e o Hamza também são significativas quando se compara a largura e a velocidade do curso d'água dos dois rios. Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local. Embaixo da terra, a velocidade é muito menor: de 10 a 100 metros por ano.

  • Rio Hamza

  • Batizado de Hamza em homenagem a um dos pesquisadores que participaram do estudo.

  • O nome do Rio surgiu em homenagem ao orientador, um pesquisador indiano que vive no Brasil desde 1974, os cientistas batizaram o fluxo subterrâneo de Rio Hamza.

    Fone: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/rio-de-6-mil-km-e-descoberto-embaixo-do-rio-amazonas.html

  • Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros, o Rio Hamza, que tem sua foz no Oceano Atlântico

    Os dois cursos d´água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.

    O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador Valiya Hamza.

    Resposta: E

  • Hamza é um aquifero localizado na Amazônia brasileira. O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador valiya hamza. Sua descoberta foi realizada após análise de 241 poços de petróleo desativados da petrobrás, perfurados entre 1970 e 1980. A equipe, da qual fez parte Elizabeth Tavares Pimentel da ufrr am, identificou que existe uma grande movimentação de água a 4 000 m sob a superfície de oeste para leste sob as bacias dos rio solimoes, amazonas e a ilha de marajó e desaguando nas profundezas do oceno atlantico, aproximadamente sob a foz do rio Amazonas.

  • Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: E

  • Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros, o Rio Hamza, que tem sua foz no Oceano Atlântico

    Os dois cursos d´água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste -, mas se comportam de forma diferente.

    O nome do aquífero foi dado em homenagem ao chefe da expedição que fez a descoberta, o pesquisador Valiya Hamza.

    FONTE: Direção Concursos

    A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA A CONVICÇÃO!