SóProvas


ID
3476398
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mauá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre a felicidade


      Dizem os sábios que a felicidade integral que vivemos ao submetermo-nos aos padrões de uma cultura autoritária não é felicidade e sim ilusão e máscara.

       Realmente o verdadeiro sentimento de liberdade é sentido quando não precisamos estar presos ao que outras pessoas querem nos impor ou determinar para nossa vida.

        Todas as culturas possuem normas e regras, mas permitem que as pessoas as vivam de acordo com suas escolhas. Viver numa sociedade em que não temos a possibilidade de sermos livres é muito ruim. Sentir a liberdade de poder escolher entre o que determinam que façamos e o que temos consciência de que seria o melhor é o que, de fato, nos aproxima da verdadeira felicidade.


(Disponível em: http://rakelpossi.com. Acesso em: 06.10.2019. Adaptado)

Conforme o texto, é correto afirmar que a felicidade absoluta

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    é falsa e fruto da imaginação do ser humano.

    é felicidade e sim ilusão e máscara

  • Observem que o examinador mudou o termo integral para absoluto, tendo o fito apenas de confundir o candidato. Contudo, complicado enxergar a letra A como certa, pois, para assim ser, teríamos que mergulhar no mundo da cultura autoritária. Caso contrário, não seria uma ilusão, mas um meio termo. Essa questão, por ser de Prefeitura, tinha o intuito apenas eliminar candidatos, pois o gabarito da banca, ao meu ver, entendo não ser justo. Mas, ainda, no BRASIL, as bancas fazem o que bem quer e, ainda que venhamos a protestar, nada se resolver. Vamos para próxima.

  • "...ao submetermo-nos aos padrões de uma cultura autoritária não é felicidade e sim ilusão e máscara."

    O enunciado erra ao pedir apenas sobre a felicidade, e não a felicidade nessa condição.

    Ela é falsa, ilusão, uma máscara quando submetida aos padrões de uma cultura autoritária. E então, esse é o GAB "menos errado". Ou colocasse uma opção que assemelha felicidade com liberdade de escolha.

  • E eu achei que era a C, devido:

    "Sentir a liberdade de poder escolher entre o que determinam que façamos e o que temos consciência de que seria o melhor é o que, de fato, nos aproxima da verdadeira felicidade."

    achei que isso era ter de buscar frequentemente à caminhos.

  • Não consegui compreender tal questão, pois a felicidade ser "ilusão e máscara" está ligado com a cultura autoritária, apenas.

    A alternativa C, talvez, seria mais próxima, que no último parágrafo se tem a explicativa das sociedades que possuem culturas com "normas e regras, mas permitem que as pessoas as vivam de acordo com suas escolhas".

  • Sempre que se cobrar a ideia central do texto, ou que se identificar comandos como “segundo as ideias do texto", “conforme o texto", releia o primeiro e o último parágrafo. Essa é uma orientação bastante frequente para a compreensão e a interpretação de textos predominantemente argumentativos, ou seja, que apresentam a defesa de um posicionamento, seguida de argumentos que o comprove. Essa instrução é produtiva porque se a ideia ou o posicionamento central não estiverem explícitos na introdução, obrigatoriamente deverão ser explicitados, ou até mesmo, retomados na conclusão.

    Com base nessas orientações, resgatemos a introdução do texto:


    -Introdução: “Dizem os sábios que a felicidade integral que vivemos ao submetermo-nos aos padrões de uma cultura autoritária não é felicidade e sim ilusão e máscara".

    No parágrafo acima, defende-se que a felicidade integral, ou seja, a felicidade plena, é ilusão dos homens porque estes se submetem a seguir os padrões de uma cultura autoritária. Assim, para que a ilusão se desfaça, o autor sugere, na conclusão, que possamos escolher entre o que a cultura padroniza e o que achamos ser melhor para a nossa existência, mesmo assim, não vivemos a felicidade verdadeira – nos aproximamos dela.


    Verifiquemos, a partir dessas reflexões desenvolvidas no texto, qual dos comentários está correto sobre a felicidade absoluta:

    A)    é falsa e fruto da imaginação do ser humano.

    CORRETA.

    Verificamos que, segundo o texto, a felicidade integral não existe, é pura ilusão dos homens. Na verdade, nem mesmo chegamos a vivê-la, somente nos aproximarmos dela, isso se nos libertarmos dos padrões culturais impostos pela sociedade.


    B) é possível, mas depende de condições materiais.

    ERRADA.

    Em nenhum contexto, segundo o autor, a felicidade absoluta seria possível como já mencionamos.


    C) é frequente e basta buscar os caminhos que levam a ela.

    ERRADA.

    A felicidade plena é inexistente, na verdade, uma ilusão para os homens.


    D) corresponde ao quanto as pessoas desejam tê-la.

    ERRADA.

    Não há uma relação de correspondência entre o desejo das pessoas e a existência da felicidade, tanto é que, por mais que desejemos ser felizes, nunca o seremos plenamente de fato.


    E) é determinante para que se consiga viver com equilíbrio. 

    ERRADA.

    A felicidade absoluta não pode ser determinante para algo na vida se ela não é apenas imaginação do homem.

    Resposta: A

  • Volto a retomar este assunto, as pessoas que fazem questões de interpretação tentando relacionar com seus próprios conceitos pessoais, muito provavelmente, erram e ficam questionando a banca. "Atenha-se somente ao texto", se vc concorda, discorda, tem ódio da opinião, tudo bem, porém a pergunta não quer saber sua opinião, e sim a do texto. Interpretem somente o texto sem inferir suas próprias idéias, interpretar texto é identificar através das ideias expressas pelo autor no texto o que ele pensa, o que literalmente diz, não o que eu penso que ele pensa... kkkkk
  • ."...felicidade integral que vivemos ao submetermo-nos aos padrões de uma cultura autoritária não é felicidade e sim ilusão e máscara".

    integral=absoluto

    ilusão=imaginação

    Além disso o enunciado diz "de acordo com o texto", ou seja, a banca não quer que você infira nada, isto é, não tente deduzir nada que esteja além do que está expresso no texto

    Na maioria das vezes, quando a VUNESP pede "conforme o texto", "de acordo com o texto"... A alternativa correta terá uma palavra usada no texto ou seu sinonimo, assim como nessa questão.

  • Discordo completamente do gabarito, questão mal formulada, o primeiro parágrafo de fato fala o que está na questão A, contudo se limitando a uma cultura autoritária, tanto é que o resto do texto faz um contraponto a assertiva A...

  • A pergunta é sobre a felicidade absoluta, o mesmo que integral. E interpretação de texto é de acordo com o texto, ao ler o primeiro parágrafo a resposta se torna evidente, tendo em vista que a pergunta quer saber única e exclusivamente sobre a "felicidade absoluta/integral".