Resposta: letra D.
Nos últimos anos houve o desenvolvimento de um conjunto de disciplinas denominadas ciências geodésicas, as quais permitem medir, representar e analisar o espaço geográfico com alta precisão. Estas ciências são a Cartografia (a mais antiga), a Topografia, a Astronomia de Posição, a Fotogrametria, o Sensoriamento Remoto e a Geodesia.
A geodesia é a ciência que analisa a determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. As atividades geodésicas proporcionaram uma revolução na cartografia com a implantação do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/geodesia.htm
A Fotogrametria (derivada do grego: luz, descrição e medidas) é definida como a ciência aplicada, a técnica e a arte de extrair de fotografias métricas, a forma, as feições, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos.
O sensoriamento remoto é o emprego de imagens da superfície da Terra para a realização de estudos. Ele refere-se à obtenção de informações sem o contato direto entre o pesquisador ou o equipamento e o objeto de estudo.
Astrometria ou astronomia de posição é o ramo da que lida com a medida precisa da posição das e de outros , assim como de suas distâncias e seus movimentos
Cartografiaé a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações , e que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de , voltam-se para a elaboração de , planos cartesianos, e outras formas de expressão ou representação de , elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.