SOBRE A PRIMEIRA PARTE DA ASSERTIVA:
"Por ser um processo de diferenciação vertical, a departamentalização (...)" ERRADA!!!
Chiavenato leciona sobre especialização vertical e horizontal,: "ambas se completam e dificilmente andam separadas." São duas formas distintas de divisão do trabalho: a especialização vertical é uma divisão em termos de autoridade e responsabilidade e sempre um aumento vertical do organograma. A departamentalização, especialização horizontal, é uma divisão em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefas executadas pelos órgãos e surge para que haja uma melhor qualidade do trabalho e eficiência.
"A especialização horizontal é feita à custa de maior número de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa. Também é denominada processo funcional e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. É mais conhecida pelo nome de departamentalização, pela sua tendência de criar departamentos." (Chiavenato, 2014)
❌ESPECIALIZAÇÃO VERTICAL - CADEIA DE COMANDO
✔ ESPECIALIZAÇÃO HORIZONTAL- DEPARTAMENTALIZAÇÃO
SOBRE A SEGUNDA PARTE DA ASSERTIVA:
"(...) refere‐se a um conjunto de tarefas semelhantes ou coerentes entre si, sob direção de um gestor." CORRETA!!!
Essa parte está perfeita! Inclusive é um trecho citado por Felipe Sobral (2008) sobre departamentos: "O departamento refere-se a uma unidade de trabalho que agrega um conjunto de tarefas semelhantes ou coerentes entre si sob a direção de um administrador. O departamento é uma designação genérica (...)" (Sobral e Peci (2008). Pág 172)
Para ressaltar, deixemos a definição de departamentalização por Oliveira (2019): "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos- humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos- em unidades organizacionais." (Oliveira, 2019, pág 99)
Portanto, a assertiva está incorreta SOMENTE por causa da primeira parte, pois a departamentalização é uma especialização horizontal.
Fontes: Chiavenato, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração” 9ª ed. Manole. 2014. pág 208. // Sobral, Felipe "Administração: teoria e prática no contexto brasileiro" Pearson. 2008 // Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. "Sistemas, Organização e Métodos". 21 edição. Atlas. 2019
GABARITO: ERRADO.