-
GABARITO: CERTO
COMPLEMENTANDO:
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.
A Teoria das Relações Humanas tem suas origens nos seguintes fatos:
1. A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos.
2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental.
4. As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.
-
Enunciado perfeito. Vai entendê-lo um pouco melhor.
Elton Mayo é o principal autor da teoria das relações humanas. Essa teoria, à época, foi disruptiva porque contrariava o paradigma (o jeito de pensar) utilitarista até então dominante.
Antes de Mayo, a Administração seguia os preceitos da Abordagem Clássica, segundo os quais as pessoas eram preguiçosas e que viam o trabalho apenas como um meio para ganhar dinheiro. Assim, segundo esse paradigma utilitarista, a única forma de motivar os indivíduos seria concedendo recompensas financeiras.
A partir de, principalmente, da confluência de quatro fatores principais (Estudos de Hawthorne, desenvolvimento das ciências comportamentais, crise econômica e os métodos de solução de conflitos entre empregados e empregadores), percebeu-se que o paradigma utilitarista era insuficiente para predizer o comportamento humano.
Nesse contexto, Mayo propõe outras variáveis que ajudam a explicar o comportamento humano, dentre as quais podemos destacar aspectos mais subjetivos e emocionais como: comportamento em grupos, liderança, valor intrínseco do trabalho etc.
Gabarito: CERTO
-
certo
A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’, ou seja: as pessoas são motivadas e incentivadas por estímulos financeiros.
-
A escola de George Elton Mayo (Teoria das relações humanas ou escola humanística) surgiu da necessidade de democrática e tornar a administração mais humana.
Sua teoria fez oposição às ideias defendidas na abordagem clássica da administração (Homo economicus).
Para Elton Mayo, a motivação básica do empregado não era salarial, assim como era defendido por Taylor. Para Mayo, "o trabalho é uma atividade tipicamente grupal" e que a produtividade era influenciada pela interação social dos trabalhadores, do que pela remuneração financeira paga pela execução do trabalho. (CHIAVENATO, 2014)
fonte: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ed. Manole. 2014
GABARITO: CERTO.
-
-
Elton Mayo, fundador da abordagem humanista de pensamento administrativo, conduziu a experiência para estudar a correlação entre as condições de trabalho e a produtividade dos trabalhadores.
> Essa experiência, conduzida em uma fábrica da Western Electric Company no bairro de Hawthorne, em Chicago, Estados Unidos, ficou conhecida como Experiência de Hawthorne, sendo suas conclusões muito importantes para a abordagem humanística.
-
CERTO
-
Resumo da Teoria das Relações Humanas
Autor/Pensador: Elton Mayo
Ênfase: Pessoas
Concepção do homem: Homem Social
Organização: Informal
Abordagem: Prescritiva e normativa
Sistema: Fechado
Características:
- Interação social é fator preponderante na produção;
- Comportamentos individuais baseiam-se em um comportamento coletivo;
- Incentivos sociais e simbólicos;
- Visão romântica do trabalhador.