SóProvas


ID
3477724
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AM
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das relações humanas, da ética e da responsabilidade social, julgue o item.


Na abordagem comportamental, a ideia de homem complexo surge da crença, compartilhada pelos autores, de que o ser humano tem necessidades relacionadas ao desenvolvimento pessoal, à autorrealização e à autonomia de pensamento.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: certo

  • GABARITO: CERTO

    A abordagem comportamental – marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.

    Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou rea­ge em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe. As ciências comportamentais trouxeram à teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza e características do ser humano.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • Homem Complexo??? Tem certeza disso? Não seria Homem Administrativo?

  • Vamos lá O gabarito desta questão na minha concepção está ERRADO.

    QUESTÃO:

    Na abordagem comportamental, a ideia de homem complexo surge da crença,(O HOMEM COMPLEXO É DA TEORIA CONTINGENCIAL) compartilhada pelos autores, de que o ser humano tem necessidades relacionadas ao desenvolvimento pessoal , à autorrealização e à autonomia de pensamento.(O HOMEM COMPLEXO TEM COMPORTAMENTO DIRIGIDO PARA OBJETIVOS, ELE DESENVOLVE PADRÕES DE PERCEPÇÕES, VALORES E OBJETIVOS)

    O HOMEM CARACTERÍSTICO DA TEORIA COMPORTAMENTAL É O ADMINISTRATIVO, QUE PROCURA FAZER APENAS A MANEIRA SATISFATÓRIA E NÃO A MELHOR MANEIRA.

  • O conceito de Homem Complexo está correto, mas Abordagem Comportamental?

  • o certo seria homem administrativo

  • Pra mim, o erro da questão seria a abordagem, pois o homem complexo está definido corretamente, mas a abordagem deveria ser Contingencial. O.o

  • Homem complexo é da teoria da contingência!

  • 5. A quinta concepção surgiu com a Teoria da Contingência, no início de 1970. Aborda o homem complexo, cada indivíduo é um mundo à parte, uma realidade distinta das demais. Nada é absoluto, tudo é relativo. Ao mesmo tempo plural e singular. E, mais uma vez, composto por cognições, percepções, motivações.

    Ou seja, a questão está errada, pois não é a Teoria Comportamental, mas Teoria da Contingência.

    Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/conceito-de-homem-complexo/41444

  • Homem complexo = Teoria da contingência.

    É enfatizado nesta abordagem o modelo do homem complexo que se trata do homem como um sistema complexo de valores, características pessoais e necessidades, percepções. Ele opera como um sistema capaz de manter seu equilíbrio interno diante das demandas feitas pelas forças externas do ambiente. Também enfatiza as abordagens contigenciais sobre motivação e liderança.

  • O chato é que o professor do Qc, ao comentar a questão, não aborda essa divergência (apontada nos comentários e percebida na estatística de erros dessa questão). Se você é assinante e concorda, copie e cole o trecho abaixo no comentário do vídeo comentário da questão (em não gostei, o porquê de não ter gostado)

    "Há uma divergência (percebida por 82% dos candidatos, como pode ser constatado nos comentários e nas estatísticas). O professor não aborda o porquê de a questão falar em homem complexo na teoria/abordagem comportamental. Nos estudos desse tópico, aprende-se homem complexo está relacionado com a teoria contingencial e não com a comportamental."

  • Já respondi essa questão várias vezes e sempre indica que está errada. Vou continuar errando pois sei que estou certo em minhas convicções. GABARITO ERRADO

  • Queria saber a fonte que a Quadrix(ela, sempre ela) usou para fazer essa questão.

    Em todo material que já estudei,o ''homem complexo'' está relacionado à T.Contigência.

  • Primeiramente, concordo com todos os colegas: sempre vi nos materiais de estudo o "homem complexo" como sendo parte da Abordagem Contingencial.

    Dito isso, a fonte usada pela banca é o livro do autor brasileiro Felipe Sobral: "Administração: Teoria e Prática no contexto brasileiro".

    No capítulo 02, na página 71, encontramos esse trecho exatamente do modo como a banca usou na questão.

    Esse é o mal dessa disciplina, milhares de autores e a banca pode usar quem ela sentir vontade na hora...

  • Chiavenato é o escritor mais incoerente que já vi.
  • Homem complexo na teoria comportamental, aí foi de lascar

  • GAB CERTO (contestável)

    Esquema que relaciona as abordagens e a concepção do homem:

    1. Administração Científica → Homem Econômico;
    2. Teoria Clássica → Homem Econômico;
    3. Teoria das Relações Humanas → Homem Social;
    4. Teoria Neoclássica → Homem Organizacional e Administrativo;
    5. Teoria da Burocracia → Homem Organizacional;
    6. Teoria Estruturalista → Homem Organizacional;
    7. Teoria Comportamental → Homem Administrativo;
    8. Teoria dos Sistemas → Homem Funcional;
    9. Teoria da Contingência → Homem Complexo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • TEORIA DA CONTINGÊNCIA

    • Autor: Thompson;
    • Ênfase: Ambiente e tecnologia
    • Concepção do Homem: Homem Complexo
    • Características: Não existe um tipo “certo” de organização; As contingências ambientais irão determinar qual modelo é mais apropriado a cada caso.

  • Homem complexo Crença compartilhada pelos autores da abordagem comportamental de que o ser humano tem necessidades relacionadas ao desenvolvimento pessoal, à autorrealização e à autonomia de pensamento.

    SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013

    EU ERREI TAMBÉM GALERA. O problema aqui é que nessa disciplina qualquer um vira autor. Se um mendigo de rua quiser criar uma teoria da ADM pode saber que ela vai cair na sua prova também. Mas esse livro em especifico é o melhor que já li sobre o tema.