-
GABARITO: ERRADO
É UM MÉTODO INDIRETO
Numérico:
Método que pertence ao sistema indireto. A consulta ao documento será feita de forma indireta, recorrendo-se, sempre, a um índice alfabético remissivo – busca primária da informação –, a fim de localizá-lo.
Vantagem: Erros reduzidos de arquivamento.
Desvantagem: Sistema indireto, exigindo pesquisa aos índices.
a) numérico simples: Prático, não requer qualquer planejamento inicial. A pasta é arquivada em ordem numérica. Elabora-se registro em livro ou fichas, para não acontecer a criação de duas ou mais pastas com o mesmo número. O documento receberá o n o da pasta + um n o sequencial (ordem de entrada), facilitando, dessa forma, o seu rearquivamento e evitando o extravio. Pode- se aproveitar o n o de uma pasta que venha a vagar. Tal método aplica-se com frequência nos arquivos especiais e especializados.
b) numérico cronológico: Método mais indicado para arquivamento de “processos”. É o mais usado em sistemas de protocolo e adotado em repartições públicas, as mais variadas. Numera-se os documentos e não as pastas. Serão arquivados em ordem cronológica e, após, por ordem numérica (data e número). Nesse método, quando se anula um registro, só se aproveita o nº se houver coincidência de datas. Cada documento recebe seu próprio n o de registro, formando-se um processo único e disposto em rigorosa ordem numérica.
c) numérico dígito-terminal: O número é o elemento principal de identificação. Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação. Estes são divididos em três grupos, formando pares, e lidos da direita para a esquerda.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
A primeira parte da questão está correta. Na verdade a questão inteira é praticamente um copia e cola de Marilena Leite Paes. Só que a expressão "métodos diretos" invalidou tudo. Peguinha da banca né?
Olhem o que a autora fala:
"Métodos numéricos. Quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o número, a escolha deve recair sobre um dos seguintes métodos: simples, cronológico ou dígito-terminal."
Não tem nada de método direto aí. Ainda mais pq método direto é utilizado na ordenação alfabética e geográfica.
Para reforçar:
- Sistema direto é aquele em que a busca do documento é feita diretamente no local onde se acha guardado (ex: alfabético e geográfico)
- Sistema indireto é aquele em que, para se localizar o documento, é preciso antes consultar um índice ou um código (ex: numéricos)
Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática
-
Errada
O método numérico é INDIRETO.
Sistema direto = Alfabético e geográfico.
Sistema Indireto = Numérico, ideográfico.
Sistema Semi-Indireto = Alfanumérico
Fonte: Estratégia Concursos. Erros? Mandem msg!!!
-
pegadinha das boas esssa
-
Gabarito (Errrado)
Questão: O métodos numéricos de arquivamento são utilizados quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o número. Sendo assim, a escolha deve recair sobre um dos seguintes métodos diretos: simples; cronológico; ou dígito‐terminal.
Justificativa: O método numérico é indireto, pois, para buscar o documento no arquivo, há a necessidade de se consultar um índice alfabético que remeta ao número em que o documento está arquivado. Todos os métodos que trabalham com números são classificados como indiretos.
Por sua vez, Sistemas diretos são aqueles que não exigem a adoção de um índice auxiliar para localizar os documentos no arquivo, a busca é feita diretamente no local em que ele está arquivado. Todos os métodos de arquivamento que trabalham com letra (alfabético, geográfico e ideográficos alfabéticos) são considerados diretos.
-
Método direto: Não precisa de índice.
Alfabético
Geográfico
Ideográfico
Método Indireto: Precisa de Índice
Simples
Cronológico
Digito- Terminal
Ideográfico numérico
-
O método numérico de arquivamento é adotado quando o critério de organização principal a ser utilizado são os números dos documentos.
Ele se divide em outros três: simples (quando considera o número de registro original do documento), cronológico (quando considera a data do documento) e dígito-terminal (quando considera um esquema que combina os números principais do documento para determinar o local de guarda).
Em qualquer caso, o método numérico pertence ao sistema indireto de busca e recuperação, pois independente do critério utilizado, há a necessidade de uma ferramenta auxiliar para acessar os documentos (tabela, índice, lista, etc). Em outras palavras, somente a identificação de gavetas e prateleiras por números não torna possível a recuperação dos documentos.
Gabarito do professor: Errado
-
ERRADO.
Os métodos diretos são o alfabético, geográfico e ideográfico; e não simples, cronológico e dígito‐terminal.
-
A pegadinha estava em dizer que era método direto, quando na verdade, é indireto.
-
O métodos numéricos de arquivamento são utilizados quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o número. Sendo assim, a escolha deve recair sobre um dos seguintes métodos diretos: simples; cronológico; ou dígito‐termina.
O ERRO ESTA EM NEGRITO
ESQUEMA:
Método direto e indireto:
Sistema direto = Alfabético e geográfico.
SISTEMA DIRETO - DAG
Sistema Indireto = Numérico, ideográfico. <<<<<<<<------------------------
SISTEMA INDIRETO – INI
Sistema Semi-Indireto = Alfanumérico
-
Essa banca é o filho rebelde do Cebraspe.
-
Sistema direto (Não precisa de índice)= Alfabético e geográfico.
Sistema Indireto (Precisa de Índice) = Numérico, ideográfico. ((Lembra que INdireto começa com IN de Ideográfico e Numérico)
Sistema Semi-Indireto = Alfanumérico
-
cai bem bobinha nessa
-
Diga
Ini
Direto = Geográfico e alfabético
Indireto = numérico e ideográfico
-
com número não é direto
-
O PLANETA TERRA INTEIRO SABE QUE É INDIRETO Mas nem sempre da pra saber se é pegadinha ou se a banca ta inventando uma verdade pra ser considerada,.... enfim....
-
Métodos - GINA
- Geográfico
- Idegráfico
- Numério
- Alfabético
Indiretos - GINA ("IN"de indireto)