-
GABARITO: CERTO
Os documentos oficiais devem estar destinados ao cargo do destinatário e não à pessoa que o ocupa, sendo esta uma informação opcional/adicional. Portanto, no momento do recebimento da correspondência da unidade remetente, a URE deve conferir se os documentos foram encaminhados dessa forma. Caso contrário, deve-se devolver à unidade remetente para que proceda à correção. No caso do recebimento de correspondências via malote ou via serviço postal, quando um documento oficial for encaminhado a um destinatário que não ocupe mais o cargo, deve ser encaminhado ao seu sucessor.
FONTE: Manual de Recebimento e Expedição (Unidades de Recebimento e Expedição). 2. ed. Brasília: COGRL, 2015.
http://www.fazenda.gov.br/pmimf/frentes-de-atuacao/infraestrutura/download-de-arquivos/manual_recebimento-expedicao_ure_2aed.pdf
PÁGINA 19
-
Os documentos institucionais possuem uma característica marcante: são impessoais.
Significa dizer que esses documentos tratam de assuntos de interesse da instituição, e não das pessoas que ali estão (estes são os particulares).
Quando um documento institucional se direciona a um cargo ou função, ele está apontando ao responsável por tratar de seu assunto. Neste caso, não importa quem o ocupe, será a pessoa responsável por tratar de seu conteúdo.
Além disso, há de se considerar que a pessoa possa não estar disponível no momento para tratar do documento. Neste caso, há de se considerar a nova pessoa que responda pelo cargo ou função, ou mesmo outro cargo ou função que possa atender ao documento. Isso não seria possível se o documento fosse pessoal.
Caso os documentos não atendam às orientações do Manual, incluindo esta, a URE deve devolver o mesmo para o remetente, para se adequar às normas.
Gabarito do professor: Certo
-
Alguém por aqui?
-
Página 19.
https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/pmimf/frentes-de-atuacao/infraestrutura/download-de-arquivos/manual_recebimento-expedicao_ure_2aed.pdf
Gab. Correto
-
CORRETO:
"Os documentos oficiais devem estar destinados ao cargo do destinatário e não à pessoa que o ocupa, sendo esta uma informação opcional/adicional. Portanto, no momento do recebimento da correspondência da unidade remetente, a URE deve conferir se os documentos foram encaminhados dessa forma. Caso contrário, deve-se devolver à unidade remetente para que proceda à correção. No caso do recebimento de correspondências via malote ou via serviço postal, quando um documento oficial for encaminhado a um destinatário que não ocupe mais o cargo, deve ser encaminhado ao seu sucessor."
Manual de Recebimento e Expedição, página 19.
https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/pmimf/frentes-de-atuacao/infraestrutura/download-de-arquivos/manual_recebimento-expedicao_ure_2aed.pdf
-
Os documentos oficiais devem estar destinados ao cargo do destinatário e não à pessoa que o ocupa, sendo esta uma informação opcional/adicional.
Portanto, no momento do recebimento da correspondência da unidade remetente, a URE (Unidade de Recebimento e Expedição) deve conferir se os documentos foram encaminhados dessa forma. Caso contrário, deve-se devolver à unidade remetente para que proceda à correção.
ATENÇÃO! No caso do recebimento de correspondências via malote ou via serviço postal, quando um documento oficial for encaminhado a um destinatário que não ocupe mais o cargo, deve ser encaminhado ao seu sucessor.