SóProvas


ID
3478354
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“... faz parte da proposta conhecida como Plano Bush – iniciativa para as Américas, que visa à integração pan- -americana sob a liderança dos EUA. É importante salientar que Brasil e Argentina respondem por cerca de 40% (US$ 189 bilhões) da dívida externa total da América Latina e Caribe. Dessa forma, a integração regional vem, de um lado, servir de alternativa para resolver os problemas de ajustes e pagamentos da dívida externa, e de outro, estabelecer novas regras para a região se ajustar ao comércio internacional.”


(Oliveira, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização do capitalismo e
a geopolítica mundial no fim do século XX. In: Ross, J. L. S. (org.).
Geografia do Brasil, 1995, p. 263)



O professor Ariovaldo, nesse texto, refere-se à criação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Resolução

    Essa afirmação foi retirada do livro Geografia do Brasil, de Jurandyr Luciano Sanches Ross e se refere ao Mercosul. De acordo com esse autor, a criação do Mercosul e outros blocos econômicos da América foram em parte em razão da iniciativa dos EUA, que por meio do chamado Iniciativa para as Américas, ou Plano Bush, pretendiam ampliar sua influência na região através das trocas comerciais.

    De acordo com o livro O Brasil e o Plano Bush: oportunidades e riscos numa futura integração das Américas: "A Iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente Bush, constitui uma tentativa de construir uma agenda econômica entre os Estados Unidos (e Canadá) e a América Latina, em substituição à agenda principalmente de segurança, que tendeu a prevalecer durante a Guerra Fria. O seu elemento inovador é a ideia de criação de um processo de tomada de decisões conjuntas, pelo qual se possa evoluir, no longo prazo, para uma zona de livre comércio entre as Américas."

    Logo, a ideia é a seguinte - os EUA, apesar de não fazer parte do grupo, influenciaram os demais países em criarem blocos regionais, com os quais, posteriormente, iriam negociar.

    A pergunta é - como se poderia saber que a afirmação era sobre o Mercosul? Creio que uma das formas é pela data de criação e outra pela referência aos países envolvidos. A referência é de 1995, como se pode ver no enunciado. Além disso, o enunciado fala sobre EUA e Argentina. Logo, o bloco que estão se referindo foi formado perto de 1995 e possui como membros o Brasil e a Argentina - logo, só poder ser o Mercosul.