A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Uma das actividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.
Definições:
a) Higiene e segurança do trabalho - Disciplina relacionada com a medicina e a engenharia, que busca reconhecer, avaliar, controlar e prevenir as causas de riscos em ambientes e condições de trabalho, objetivando proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
b) Segurança do trabalho - Estudo através de metodologias e técnicas próprias das possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção das suas consequências.
c) Saúde ocupacional - Estudos sistemáticos em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, visando promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho
d) Higiene do trabalho - É uma ciência que engloba diversas áreas de conhecimento e atua visando a prevenção da doença ocupacional, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e o controle dos agentes ambientais. Ou seja, conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o(atráves da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle) dos riscos à saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas, define
e) Responsabilidade social corporativa - a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais.
Fontes: http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/nocoes-seg-hig.pdf