SóProvas


ID
347866
Banca
FUNRIO
Órgão
SEBRAE-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No processo de desenvolvimento de inteligência competitiva organizacional, o responsável pela coleta de dados e informações solicitadas, monitoramento do ambiente, elaboração de entrevistas e manutenção das bases de dados atualizadas é o

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista a forte competição entre empresas, instituições e nações (PORTER, 1989), a inteligência competitiva (IC) apresenta-se como opção metodológica e prática para o aproveitamento de oportunidades e neutralização de ameaças advindas do contexto competitivo, mediante coleta e análise de informações focando o apoio à tomada de decisão (FULD, 1995).
    Em razão da complexidade das atividades de IC, advinda dos desafios impostos pelo dinamismo e instabilidade característicos do ambiente competitivo e das dificuldades inerentes à produção de inteligência (AMARAL, 2006), os integrantes das equipes de IC precisam ter um adequado conjunto de atributos de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), a fim de que suas funções sejam bem desempenhadas (LAHEY, 2003).
    Principais papéis em IC:

    Coordenador: É o responsável pela equipe. Suas atividades vão desde a organização de equipes de trabalho até o controle da realização de tarefas, passando pela alocação dos recursos necessários à realização das atividades e pelo planejamento das ações e diretrizes do grupo.

    Analista: Figura central para a IC, o analista pode ser considerado a pedra angular de todo o esforço de inteligência. O papel essencial desse
    profissional é o de transformar informações coletadas em inteligência útil à tomada de decisão pelo cliente. Para isso, é requerida uma série de competências, que vão desde a capacidade de entrevistar pessoas, até a capacidade de prever tendências e observar as implicações estratégicas dos acontecimentos expressos pelos dados.

    Coletor: O coletor busca a matéria-prima por meio da qual a inteligência será produzida, sendo, portanto, uma função absolutamente estratégica em qualquer equipe de IC. Esse profissional também deve possuir uma série de competências, tais como fortes conhecimentos em tecnologia da informação e em de coleta de dados em diversas fontes.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ci/v37n2/a01v37n2.pdf

    Resposta letra A.
  • Gabarito A

    Complementando a colega....só para ter uma noção sobre INTELIGÊNCIA COMPETITIVA (IC).

    Inteligência Competitiva é a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidadee intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral.

    A maioria dos tomadores de decisão nas organizações trabalha com muitos dados em estado bruto, poucas informações baseadas em análises e quase nenhuma inteligência.

    Um Sistema de Inteligência Competitiva busca transformar dados em informação e estes em inteligência.

    A informação é o conjunto de dados analisados e organizados, sendo útil à tomada de decisão.

    Leonard Fuld (1994, p. 23) diz que, em sua descrição mais básica, inteligência é a "informação analisada". Ainda segundo o mesmo autor, "a inteligência - não a informação – ajuda um gerente a responder com táticas de mercado corretas ou decisões de longo prazo".

    "Inteligência Competitiva é o processo sistemático que transforma pedaços e partes aleatórias de dados em conhecimento estratégico" (TYSON, 2002, p. 1-3).

    O uso correto e sistematizado das técnicas de aquisição, tratamento e análise dos dados com o foco no ambiente externo é a base da IC.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_competitiva