SóProvas


ID
3479254
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O desmatamento no Brasil avançou. Nas duas primeiras semanas de maio, a área desmatada já soma mais da metade de tudo que foi derrubado nos nove meses anteriores. A cada hora é perdida uma área verde do tamanho de 20 campos de futebol.
(G1-Globo – https://glo.bo/2EGWy8F –
Acesso em 15.06.2019. Adaptado)

A principal área de desmatamento do Brasil é

Alternativas
Comentários
  • E-AMAZONIA

  • LETRA E

    Amazônia e o Cerrado são os biomas que mais sofrem com desmatamento.

  • Questões sobre impactos ambientais demandam conhecimentos amplos sobre diversas áreas da Geografia e ciências associadas além da capacidade de relacionar tudo ao tema proposto. Sobre o  desmatamento no Brasil, buscamos a alternativa correta. 
    A) Área da floresta de Araucárias que foi bem desmatada no passado mas onde atualmente resta muito pouca vegetação original.
    B) Área de grande declividade em suas encostas, onde ainda resiste pequenas porções de Mata Atlântica, que está quase que totalmente inserida em áreas de proteção.
    C) Área de ocorrência da Caatinga, onde o desmatamento ocorre por uso da biomassa para queima ou aproveitamento local de madeira, sendo comparativamente baixo seu desmatamento em relação a outras áreas do país.
    D) Grande área alagável de vegetação de baixo aproveitamento econômico onde o desmatamento não é tão intenso como em outros biomas brasileiros.

    E) De longe, a área mais desmatada do Brasil atualmente por se localizar nas bordas da fronteira agrícola, que ao se expandir para incorporar novas áreas de produção de grãos e carne para a exportação, toma cada vez mais espaço da vegetação original do local. 

    GABARITO DO PROFESSOR: E

  • Lembrar do arco do desmatamento

  • GAB-E

    a Amazônia.---------LEMBRAR DO ARCO DO DESMATAMENTO.

    CIRCO DE FOGO

    FRONTEIRA AGRÍCOLA.

    CONCURSEIRO NÃO NAMORA !!!

  • Entre as causas históricas do desmatamento na Amazônia podemos destacar a expansão urbana, a exploração de madeira e a expansão da fronteira agropecuária. Calcula-se que de 1960 até os dias atuais, foram desmatados 700.000 km2 da Amazônia.