SóProvas


ID
3481786
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.


Termino o livro e fecho o computador, sabendo que por mais que os escritores escrevam, os músicos componham e cantem, os pintores e escultores joguem com formas, cores e luzes –, por mais que o contexto paralelo da arte expresse o profundo contraditório sentimento humano, embora dance à nossa frente e nos convoque até o último fio de lucidez, o essencial não tem nome nem forma: é descoberta e assombro, glória ou danação de cada um.

Lya Luft (disponível em: https://www.pensador.com/textos)

Assinale a alternativa correta do ponto de vista da norma culta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     a) Eu esqueci de você, me perdoa! → quem esquece, esquece alguém (você); seria "de você" se o verbo fosse usado como pronominal (eu me esqueci de você). 
     b) Porque razão você não foi à festa? → o correto é "por que" (equivale a "por qual motivo", conjunto de preposição "por" + pronome interrogativo "que").
     c) O professor referiu-se àquele aluno sentado no fundo da sala → correto, referiu-se a alguém (preposição "a") + pronome demonstrativo "aquele" (=crase: àquele). Os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) aceitam a crase.
     d) Ele confirmou que a sessão dos bens seria feita naquela cessão → o correto é "cessão de bens" (ceder algo) e naquela sessão (refere-se a um intervalo de tempo que ocorre algo).
     e) A excessão à regra foi apresentada de maneira explêndida naquela ocasião → erros ortográficos, o correto é "exceção" e "esplêndida".

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Como se fala em norma culta, leia-se todos os aspectos gramaticais (pontuação, regência, concordância, etc.). Analisemos:

    a) Eu esqueci de você, me perdoa!

    Incorreto. Há três erros: no verbo "esquecer-se", que é pronominal, visto que há preposição "de" à frente, na forma verbal do verbo "perdoar', cujo correto imperativo é "perdoe", e na colocação do pronome oblíquo átono, que deve aparecer enclítico. Correções: "esqueci-me de" e "perdoe-me".

    b) Porque razão você não foi à festa?

    Incorreto. Há incorreção na grafia do porquê. Na acepção em tela, é composto por dois elementos: preposição (por) e pronome interrogativo (que). Deve, portanto, ser escrito em separado. Correção: "por que razão (...)";

    c) O professor referiu-se àquele aluno sentado no fundo da sala.

    Correto. Redação perfeita;

    d) Ele confirmou que a sessão dos bens seria feita naquela cessão.

    Incorreto. Houve confusão quanto ao homônimos. O primeiro vocábulo em destaque (sessão) é substantivo com o sentido de "reunião"; já o segundo, "cessão", define o ato de ceder. Trocou-se um pelo outro. Correções: "ele confirmou que a cessão dos bens seria feita naquela sessão";

    e) A excessão à regra foi apresentada de maneira explêndida naquela ocasião.

    Incorreto. Há erro de ortografia nas palavras destacadas. Correções: "exceção" e "esplêndida".

    Letra C