SóProvas


ID
3481873
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.


O Orgulho e a Vaidade


O orgulho é a consciência (certa ou errada) do nosso próprio mérito; a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência do nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência do nosso mérito para os outros, sem a consciência do nosso próprio mérito. Se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma. Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em ação.

Fernando Pessoa, in “Da Literatura Europeia”

Analise as afirmativas abaixo, considerando-se o texto.


1. A natureza do homem não é racional.

2. O texto se vale da linguagem figurada.

3. Vivemos primeiramente uma vida de aparências.

4. A consciência da evidência do nosso próprio mérito para os outros se chama vaidade.

5. Ao homem, não é possível ser orgulhoso e vaidoso concomitantemente.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    1. A natureza do homem não é racional → CORRETO. Tanto que o texto propõe uma condição se ela fosse racional (=se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma).

    2. O texto se vale da linguagem figurada → INCORRETO. O texto se vale de uma linguagem denotativa, real e não figurada.

    3. Vivemos primeiramente uma vida de aparências → CORRETO. Segundo o texto: Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior (=de aparências), e mais tarde uma interior [...].

    4. A consciência da evidência do nosso próprio mérito para os outros se chama vaidade → CORRETO. Segundo o texto: [...] a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência do nosso próprio mérito para os outros [...].

    5. Ao homem, não é possível ser orgulhoso e vaidoso concomitantemente → INCORRETO. Segundo o texto: Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão é sobe interpretação textual e as informações serão retiradas dele.

    1. A natureza do homem não é racional.

    "Se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma." Por meio desse período retirado do texto atestamos a afirmação desse item. CORRETA.

    2- O texto se vale da linguagem figurada.

    Não há o que se falar em linguagem figurada no texto, não temos a presença de subjetividade. O texto é claro e objetivo sem chances para demais interpretações figurativas. INCORRETA.

    3- Vivemos primeiramente uma vida de aparências.

    "Contudo o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito.". Esse período retirado do texto confirma que o homem primeiro se preocupa com as aparências ( exterior) e só após com a interior. CORRETA.

    4. A consciência da evidência do nosso próprio mérito para os outros se chama vaidade.

    "Vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência do nosso mérito para os outros, sem a consciência do nosso próprio mérito" e "O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em ação." Esses trechos identificam a firmação feita pelo item. Pois o ser humano gosta de se mostrar merecedor de algo por vaidade.

    CORRETA.

    5. Ao homem, não é possível ser orgulhoso e vaidoso concomitantemente.

    "Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso.". O trecho retirado do texto diz justamente que ao homem é possível ser concomitantemente orgulhoso e vaidoso. INCORRETA.

    Após a análise podemos ter os seguintes itens como corretos: 1, 3, 4.

    GABARITO B