SóProvas


ID
3481882
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Videira - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.


O Orgulho e a Vaidade


O orgulho é a consciência (certa ou errada) do nosso próprio mérito; a vaidade, a consciência (certa ou errada) da evidência do nosso próprio mérito para os outros. Um homem pode ser orgulhoso sem ser vaidoso, pode ser ambas as coisas, vaidoso e orgulhoso, pode ser — pois tal é a natureza humana — vaidoso sem ser orgulhoso. É difícil à primeira vista compreender como podemos ter consciência da evidência do nosso mérito para os outros, sem a consciência do nosso próprio mérito. Se a natureza humana fosse racional, não haveria explicação alguma. Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em ação.

Fernando Pessoa, in “Da Literatura Europeia”

Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento do uso da norma culta e queremos encontrar a alternativa que faz uso dela perfeitamente, ou seja, sem erros. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "Mande-me ..."

    Temos a cacofonia que é expressão sonora que está entre os vícios linguísticos.

    Quando falamos "me já" o som sai ruim, fica parecendo mijar de urinar.

    b) Incorreta.

    "Entrei para dentro..."

    Temos o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância, conhecido como pleonasmo vicioso. Quando falamos entrar, logo já sabemos que é para dentro, tornando desnecessário a repetição.

    c) Incorreta.

    "...come carne a dois.... irá no médico daqui dois dias."

    O "a" está incorreto, porque faz referência ao tempo passado e deveria ser "há", o "há" está incorreto, pois deveria ser o "a", visto que faz referência ao tempo futuro.

    Há= para se referir ao passado.

    A= futuro.

    d) Correta.

    " Estávamos frente a frente e vi que minha roupa é semelhante à que compraste."

    A frase está correta, contudo temos dois termos que podem causar estranheza:

    Frente a frente não tem crase por ser expressão formada por palavras repetidas.

    Pode parecer estranho a crase antes do pronome relativo "que" contudo subentende que há o substantivo roupa antes do "que" e por isso a crase já que a preposição "a" é, pois o nome semelhante rege essa preposição e o nome feminino roupa há um artigo que o acompanha ( a+a= à).

    e) Incorreta.

    "Quando eu ver"

    O verbo VER conjugado na primeira pessoa do subjuntivo é usado "vir".

    GABARITO: D