-
A) Em anexo, seguem os relatórios relativos aos anos de 2015 e 2016, lembrando de que o de 2017 ainda está em processo de elaboração.
B) É vexatório procrastinar a entrega dos referidos acórdãos, ainda que haja informações indeléveis que propaguem ideia contrária.
C) A funcionária solicita mudança de setor de trabalho onde este está sendo de difícil realização para o qual conclui ser melhor mudar (A frase tá muito estranha)
D) O ofício em referência traz informações relativas ao procedimento para deferimento dos pedidos de férias dos funcionários.
E) O conhecimento das necessidades administrativas mostram que a gente conhece nosso trabalho e que tem questões a ser melhoradas. (Violando o princípio da impessoalidade e formalidade)
-
LETRA D
-
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à correção gramatical na correspondência
oficial.
a) O erro presente neste período diz respeito à concordância
verbal do verbo seguir. Tendo em vista que o sujeito de tal verbo está no
plural (os relatórios), para que ocorra a correta concordância,
ele também deve ser flexionado no plural: seguem os relatórios.
b) Neste
período ocorrem 2 erros. O 1º é devido ao emprego do verbo haver no plural. Tal verbo, com sentido de existir, sempre faz concordância no singular. Dessa forma, o correto é "ainda que haja informações"; o 2º erro é referente à ausência de vírgula, que é obrigatória, para introduzir a oração adjetiva explicativa: que propaguem ideia contrária.
c)
Há 2 erros neste período que estão prejudicando a clareza da informação. O 1º é referente ao emprego do pronome "onde". Tendo em vista que a oração que ele está introduzindo é explicativa, o correto é utilizar uma conjunção explicativa como, por exemplo, "pois': pois este está sendo de difícil realização; o outro erro diz respeito ao emprego da preposição e do pronome relativo (para o qual) para introduzir uma conclusão. Nesse sentido, o correto é empregar uma conjunção conclusiva como, por exemplo: portanto conclui ser melhor mudar.
d) Verificamos
que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e
coerente. Além disso, as
palavras foram grafadas e acentuadas devidamente. Dessa forma, esta é a alternativa
correta.
e) O
erro deste período diz respeito ao emprego da locução pronominal "a gente'. Ela deve ser evitada na modalidade escrita, pois é própria da linguagem coloquial e, portanto, infringe o atributo da norma padrão.
Gabarito:
Letra D
-
alternativa A,creio que há um erro de regência também, do verbo lembar, não rege a preposição DE antes do QUE, pois quem lembra, lembra algo.
acredito nesse erro também, quem puder tirar essa dúvida, valeu!
-
A) Em anexo, seguem os relatórios relativos aos anos de 2015 e 2016, lembrando de que o de 2017 ainda está em processo de elaboração.
Os relatórios seguem...
LEMBRAR quando pronominal (acompanhado de pronome obliquo) é transitivo indireto e acompanha preposição DE. Quando não, é transitivo direto e não acompanha preposição.
ex: lembro-me de você
ex: lembro o passado que vivi.
B) É vexatório procrastinar a entrega dos referidos acórdãos, ainda que haja informações indeléveis que propaguem ideia contrária.
Haver no sentido de existir é impessoal. não se flexiona.
C) A funcionária solicita mudança de setor de trabalho onde este está sendo de difícil realização para o qual conclui ser melhor mudar
O correto seria A QUAL, já que se refere a funcionária.
Concluí- se que é melhor mudar
D) O ofício em referência traz informações relativas ao procedimento para deferimento dos pedidos de férias dos funcionários.
E) O conhecimento das necessidades administrativas mostra que a gente conhece nosso trabalho e que tem questões a ser melhoradas.
O conhecimento mostra.. está correto
Os verbos auxiliares não devem flexionar-se quando:
4. For empregado em locuções verbais (quando há apenas um sujeito).
Ex: Essa lei pretende regulamentar as punições.
Ex: Pretendemos chegar cedo.
Ex: Os meninos querem jogar bola. Ex: As pecas estavam estragadas, devendo SER substituídas.