SóProvas


ID
3483265
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em uma escavação, a cova é considerada uma unidade tafonômica, pois os remanescentes ósseos lá depositados são afetados por diversos fenômenos após a sua deposição. Um desses fenômenos é a bioturbação, que pode ser considerada

Alternativas
Comentários
  • Bioturbação: o processo de atuação da fauna no solo. Minhocas, caramujos, caracóis, caranguejos, centopéias, grilos, formigas, cupins... Eis a vida que movimenta os componentes do solo, aumentando sua porosidade, construindo túneis, caminhos para locomoção e alimentação, revolvendo, redistribuindo materiais. No subsolo, fungos e bactérias atuam na decomposição da matéria orgânica e ciclagem de nutrientes. E sobre o solo, sapos e rãs, cameleões, aranhas, tatus, tamanduás e outros insetívoros fazem o controle biológico de formigas, larvas, cupins e outros insetos para que o sistema esteja em equilíbrio. Moral da história: bioturbação é vida. Um pedaço de terra compactado é um pedaço de solo sem vida.

  • PLANTAS embaixo do solo? só se for raiz neh! kkkk

  • Quem pensou em BIOlogia?

  • bioturbação. Estrutura sedimentar gerada pela deformação e/ou mistura de material sedimentar devida a ação de seres vivos como, por exemplo, as minhocas que deformam camadas já sedimentadas em um fundo de lago lodoso.

  • Letra: C

    Bioturbação é a mistura de partículas do solo, inclusive fitólitos, que em condições tropicais são principalmente causadas pela ação de cupins, formigas, minhocas, e raízes de plantas.

  • GABARITO C

     Bioturbação: a mistura de solo e do material orgânico pela ação de plantas e animais.