SóProvas


ID
3483370
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Ferimento de forma arredondada, bordas invertidas, orla de escoriação, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento e zona de compressão de gases são características típicas de entrada de tiro

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que "curta distância" e "queima roupa" para medicina legal são sinônimos, e sugerem um disparo feito até 10cm do alvo (segundo FRANÇA).

  • GAB C

    2.      Tiro à curta distância:

    a.      Cone de dispersão do tiro;

    b.     Forma arredondada ou circular;

    c.      Orla de escoriação ou contusão;

    d.     Orla equimótica;

    e.      Orla de enxugo;

    f.       Zona de tatuagem (fixa – vários pontinhos/sugilação);

    g.      Zona de esfumaçamento (removível);

    h.     Zona de queimadura (chamuscamento).

  • gab c- Nos tiros a curta distância, podem mostrar: forma arredondada e ovalar, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo ou Chavigny, halo de tatuagem, orla de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. São considerados tiros à queima-roupa. A determinação da distância do tiro é feita pela analise do residuograma, que se constitui no estudo da origem e dos efeitos das partículas metálicas e não metálicas expelidas juntamente com o projétil, além do estudo das características físicas e químicas destas partículas de cada unidade de munição. O ferimento de entrada é sempre maior que a munição.

    - ovalar

    - orla de escoriação

    -bordas invertidas

    -halo de enxugo ou Chavigny

    -halo de tatuagem

    -orla de esfumaçamento

    -zona de queimadura

    -areola equimótica

    -zona de compressão de gases.

    FONTE: FRANÇA

  • Tiro a curta distancia, a zona de tatuagem é quando queima a pele envolta da orla de enxugo ( buraco com uma camada negra ) essa zona de tatuagem só acontece quando o tiro é de curta distancia ou queima-roupa

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Tiro de raspão não apresenta as zonas apresentadas, pois não gera um ferimento (não chega a perfurar a pele).

    B) ERRADO. Tiro encostado não apresenta as zonas, pois normalmente os elementos presentes para formação das zonas (grânulos de pólvora) penetram o ferimento de entrada.

    C) CERTO. Ferimentos de tiro a curta distância podem apresentar forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. 

    D) ERRADO. Curta ou longa distância? Alternativa inespecífica.

    E) ERRADO. Tiro à longa distância não apresenta zona de tatuagem, zona de esfumaçamento e nem zona de compressão de gases.

    Gabarito do professor: alternativa C.

  • Olá galera, eu costumo pensar assim: Se está perto demais (encostado) o estrago é tanto que não é possível verificar uma forma certinha, pq os gases destroem os tecidos. Por outro lado, se for longe demais não conseguem apresentar os efeitos secundários justamente porque no trajeto os gases já estão sendo dissipados.

    Encostado- estrago demais para ver os efeitos secundários em plenitude.

    À distância- longe demais para que seja depositado tantos elementos.

  • lesão a curta distância==== -efeito primário e secundário

    -halo de escoriação e enxugo

    -bordas invertidas e arredondadas

    -zona de tatuagem

    -esfumaçamento

  • Achei estranha essa "zona de compressão de gases". Até onde lembro é sinal da Boca de Mina de Hoffmann.

  • TIRO ENCOSTADO É DIFERENTE DE TIRO A CURTA DISTÂNCIA.

  • O tiro à curta distância é aquele em que o projétil é lançado contra o alvo há uma distância capaz de causar o ferimento de entrada e os efeitos secundários, os quais são as lesões decorrentes da ação dos resíduos de combustão e semicombustão da pólvora, e das partículas sólidas do projétil. Não há uma espaço em centímetros que determine o tiro à curta distância, sendo esse determinado pela presença dos efeitos secundários. O ferimento desse tipo de tiro pode ter borda arredondada ou elíptica, orla de escoriação, zona de tatuagem, bordas invertidas, halo de enxugo, zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases.

    O tiro à queima-roupa é uma forma de tiro à curta distância que além das zonas de tatuagem e de esfumaçamento, há a queimadura superficial dos pelos, cabelos, pele e zona de compressão de gases.

  • Será que a questão usou "compressão de gases" como sinônimo de zona de queimadura?

    A compressão de gases é normalmente associada a causa que leva ao aparecimento da boca de mina de hoffman

  • CUIDADO com o comentário mais curtido galera,  a realidade é exatamente o oposto →  apenas para França tiro à curta distância # tiro à queima-roupa. 

    Curta distância - suas características dos ferimentos de entrada por bala são: forma arredondada ou ovalar, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo de tatuagem, orla de esfumaçamento, aréola equimótica, zona de compressão de gases e zona de queimadura (quando apresenta esta última característica chama-se à queima-roupa).”  (FRANÇA, p.1.226)

    • Não obstante,  o entendimento amplamente majoritário é que os termos são sinônimos. Portanto,  atente-se ao autor indicado no edital do seu concurso.

  • Gab C

    Efeitos Secundários do tiro = Curta distância.