SóProvas


ID
3483388
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de asfixia mecânica que é sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.

Alternativas
Comentários
  • Forma de estrangulamento, usual em crimes de natureza sexual, como estupro, atentado violento ao pudor etc. Consiste em constrição violenta em torno do pescoço da vítima, com as mãos, podendo resultar a morte por asfixia ou síncope.

  • ESGANADURA

    Tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos.

    • É SEMPRE HOMICIDA.

    • HÁ DISPARIDADE DE FORÇAS ENTRE OS SUJEITOS.

    • Nos sinais locais notam-se equimoses e as escoriações produzidas pelas unhas do

    agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardoamarelada, conhecidas como ESTIGMAS OU MARCAS UNGUEAIS.

    • Petéquias na face = SINAL DE LACASSAGNE

    • Lesões do aparelho laríngeo por fraturas das cartilagens tireóidea e cricóidea e dos

    ossos estilóide e hióide (gogó) são mais frequentes que no estrangulamento e no

    enforcamento.

    • Face da vítima fica pálida ou cianótica, dependendo da intensidade da constrição

  • Asfixia pura=== -confinamento

    -asfixia por monóxido de carbono

    -asfixia por outro vício de ambiente

    -sufocação direta

    -sufocação indireta

    -afogamento

    -soterramento

    Asfixia complexa=== -enforcamento

    -estrangulamento

    Asfixia mista=== -esganadura

  • a)ERRADO, Tipicamente suicida, já que necessita da força da ação do próprio corpo sobre um laço. Raras as vezes homicida;

    b)ERRADO, Técnica antiga de tortura e execução atravessar o corpo com uma estaca.

    c)CORRETO, Tipicamente homicida, já que necessita de desproporção entre as forças da vítima e o agente. Raríssimas vezes acontece como suicida.

    d)ERRADO, Tipicamente homicida, já que requer a força de um agente externo sobre um laço na vítima. Raramente acidental

    e)ERRADO, Não é um tipo de asfixia, a esgorja é a lesão anterolateral do pescoço, normalmente com instrumento cortante, contuntende ou cortocontundente. Nesse caso, a cabeça continua fixa ao corpo.

  • GAB C- Esganadura

    É um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos ao obstruir a passagem do ar pelas vias respiratórias até os pulmões.

    É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental.

    FONTE: FRANÇA

  • Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. A esganadura é sempre homicida e há disparidade de forças entre os sujeitos.

  • Existe a esganadura culposa ou suicida?

    Vejamos. De modo geral a esganadura é sempre homicida.

    O mecanismo de formação da esganadura demonstra a intenção de matar do agressor.

    Suicida - Se por algum motivo a pessoa com intenção de cometer suicídio aperta seu próprio pescoço, fazendo pressão sobre o serio carotídeo quando a pressão se tornar muito intensa o corpo reage com a queda da pressão, fazendo com que o individuo desmaie e, consequentemente ao desmaiar “solte as mãos”. Não havendo mais pressão sobre o local. A circulação volta ao normal e a pessoa desperta.

    Acidente – é considerada a inexistência de esganadura por acidente, ou esganadura de forma culposa. Temos como causa jurídica da morte o homicídio e uma forma claramente intencional pelo próprio mecanismo de formação da esganadura. (constrição do pescoço pelas mãos). Assim, como REGRA a esganadura é SEMPRE HOMICIDA! Não havendo forma acidental, não havendo forma culposa.

    Fonte: Manual Caseiro.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal. Atenção: tema muito prevalente em questões de concurso! Saiba diferenciar os termos abaixo e as principais causas jurídicas associadas.

    A) ERRADO. Trata-se de uma forma de asfixia mecânica produzida por constrição do pescoço por meio de um laço acionado pelo peso da própria vítima. A maioria dos enforcamentos deve-se a suicídio.

    B) ERRADO. Empalamento não é um tipo de asfixia mecânica, e caracteriza-se pela penetração de um objeto de grande eixo longitudinal, na maioria das vezes consistente e delgado, no ânus ou na região perineal. As lesões são sempre múltiplas e variadas, sua profundidade varia de acordo com o impacto e as dimensões do objeto contusivo. 

    C) CERTO. Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos. Não é possível a esganadura suicida o acidental, pois mesmo que alguém tente apertar o próprio pescoço com as mãos, em algum momento haverá perda de consciência devido à asfixia e a constrição cessará.

    D) ERRADO. Nesse tipo de asfixia, ao contrário do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constritiva do laço age de forma ativa. Poucos são os estrangulamentos que não são por homicídio, mas pode, sim haver estrangulamento por suicídio ou acidente.

    E) ERRADO. Esgorja não é um tipo de asfixia mecânica, e sim uma longa ferida transversal do pescoço, de significativa profundidade, lesando além dos planos cutâneos, vasculonervosos e musculares, órgãos mais internos como esôfago, laringe e traqueia. Sua etiologia pode ser homicida ou suicida. 

    Gabarito do professor: Letra C.
  • São as que se confundem e se superpõem, em graus variados, aos fenômenos circulatórios, respiratórios e nervosos (esganadura).

    Esganadura = parte do corpo (ex.: mata leão).

  • ASFIXIAS MISTAS

     

    Estrangulamento pela mão, hoje chamado de ESGANADURAS. É a constrição do pescoço por armas naturais: mãos. Não há sulcos.

    OBS: para HIGYNO, esganadura é só com as mãos; outros autores entendem que a esganadura pode ser feita também com o antebraço e com as pernas.

    OBS: para GENIVAL VELOSO FRANÇA e se trata de morte sempre homicida

  • a BANCA adere ao entendimento de que não há possibilidade da esganadura ocorrer por acidente, mas é importante destacar que há posicionamento de que é possivel na HIPOXIFILIA/ESTRANGULAMENTO ERÓTICO, razão pela qual vale buscar sobre qual entendimento a sua banca se filia.

  • fazendo e refazendo essas questões, chego a conclusão de que no que diz respeito à medicina legal a IAOCP vai de encontro à cebraspe. Então, cuidado!

  • GABARITO: Letra C

    TIPOS DE ASFIXIAS

    a.     ESGANADURA – apertar o pescoço com as mãos. Não se aplica quando ocorre o “mata-leão”, pois o antebraço funciona como laço. Portanto é estrangulamento.

    b.    ESTRANGULAMENTO – apertar o pescoço através de um laço. OBS: pode ser com um braço (mata leão).

     

    c.     ENFORCAMENTO – o laço aperta o pescoço em virtude do peso do corpo da vítima. Pode ser:

                         Típico – nó situação a trás do pescoço

                         Atípico – nó ao lado ou à frente do pescoço.

    d.    AFOGAMENTO – A troca do meio gasoso por meio líquido durante a respiração.

    e.     SOTERRAMENTO – Obstrução das vias respiratórias por terra ou substâncias pulverulentas. É, na sua maioria, acidental e, muito raramente, homicida ou suicida.

     

    f.      CONFINAMENTO – O confinamento é caracterizado pela permanência do indivíduo em um ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável, sendo consumido o oxigênio pouco a pouco e o gás carbônico acumulado gradativamente.

    Na maioria das vezes é acidental, podendo, no entanto, ser homicida ou suicida.

    g. SUFOCAMENTO - É produzida pelo impedimento da passagem de ar respirável por meio direto ou indireto de obstrução

    Direto à oclusão dos orifícios ou dos condutos respiratórios. Existem as seguintes modalidades: Sufocação da boca e das foças nasais e sufocação direta por oclusão das vias respiratórias.

    Indireta à compressão, em grau suficiente do tórax e abdome que impede os movimentos respiratórios. É sempre acidental ou criminosa, um dos sinais mais importantes é a mascara equimótica, produzida pelo reflexo sangüíneo da veia cava superior em face da compressão torácica.

     

  • mas eu respondi uma questão certo dia que dizia que era possivél o suicidio por esganadura, por meio da utilização de um torniquete, pena que não consigo achá-la...

  • Esganadura acidental ou também chamada de sexual? Não seria uma exceção?

  • GABARITO C

    Enforcamento: normalmente ligado ao suicidio

    Estrangulamento: normalmente ligado ao homicidio

    Esganadura: sempre será ligada ao homicidio.