SóProvas


ID
3483391
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação à morte por afogamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Afogado branco de Parrot ou falso: por inibição (reflexo vegal) ou morreu fora da água. O individuo apresenta uma coloração branca. Não ocorre a aspiração de liquido. morreu fora da agua e foi jogado lá

  • Sinal patognômico: sinal especifico que ocorre somente em determinada situação. Assim, o cogumelo de espuma, muito embora seja o mais comum no afogado, também podemos ter outros.

  • Afogado branco de Parrot x afogado azul

    De acordo com Roberto Blanco, nos afogados brancos não há qualquer sinal de afogamento no exame cadavérico (a morte se dá por inibição, de etiologia discutível, cujo diagnóstico se dá por presunção). Há quem diga que se dá por choque térmico/reflexo vagal; reflexo inibitório que fecha a glote; outros acreditam que seja por choque anafilático.

    O afogamento azul, por sua vez, é o afogamento tradicional, também conhecido como afogamento úmido ou real. Há água nos pulmões e todos os outros sinais clássicos do afogamento.

  • Qual o erro da "E"?

    Grata!

  • Acredito q o erro da D seja o fato do cogumelo de espuma ser encontrado em situção diversa do afogamento.

    Ex: crise convulsiva

  • GABARITO: Letra C

    "AFOGADO BRANCO (SEM AGUA NAS VIAS AÉREAS). O afogado branco de Parrot ou afogado Seco, ocorre quando a vítima ao tocar a água geralmente de baixa temperatura, morre por inibição do sistema nervoso, ocorrendo arritmias caríacas em indivíduos predispostos." 

    Com relação ao item D:

    Não há sinal patognomônico (sinal específico de determinada situação médica, só aparece naquela situação) em se tratando de asfixias. O cogumelo de espuma é mais comum nos afogados, mas que pode surgir em outras formas de asfixia mecânica.

  • a)ERRADA, A obstrução é por substância líquida e não pulvurulenta (atribuído ao que é empoeirado)

    b)ERRADO, A etiologia do afogamento é homicida, acidental e, por vezes, suicida.

    c)CORRETO

    d)ERRADA, Um fator patognômico é atribuído apenas a uma determinada doença ou tipo de morte. O cogumelo de espuma não se apresenta apenas no afogamento, já que, por exemplo, pode ocorrer em casos de enforcamento

    e)ERRADO, Corpo estranho na glote é, normalmente, atribuído ao engasgo.

  • SOBRE A LETRA B- Pode ser acidental, suicida ou homicida.

    O afogamento-acidente é mais comum em indivíduos que, ousadamente, penetram em águas

    de grande profundidade, ou por imprevistos como convulsão, luxação, mal-estar e traumatismo

    de cabeça.

    O afogamento-homicida é muito raro, a não ser que a vítima seja muito inferior em forças ao

    agressor.

    O afogamento-suicida é menos freqüente que o acidente, e se mostra muitas vezes com

    características verdadeiramente estranhas, para dissimular tais gestos, como, por exemplo,

    amarrar as pernas ou os braços.

    SOBRE A LETRA D- Cogumelo de espuma – em alguns casos, nota-se um cogumelo de espumas de tonalidade

    branca ou rósea sobre a boca e narinas, estendendo-se o líquido espumoso até a traqueia e os

    brônquios. Sua formação depende da entrada de água no interior das vias respiratórias, do muco

    e do ar, surgindo apenas nas pessoas que reagiram dentro da massa líquida. Só aparece nos

    cadáveres retirados cedo da água e quando os gases da putrefação põem para fora a espuma

    dos brônquios e da traqueia.

  • Os afogados brancos de Parrot ou afogados secos, morrem ao tocar na água, necessitando, para isso, de uma predisposição constitucional, lesões cardiovasculares agravadas pela ação térmica ou nos estados tímico-linfáticos. Nessa modalidade de afogamento, não se encontra nenhum sinal de asfixia.

  • Afogado branco de Parrot===não há qualquer sinal de afogamento no exame cadavérico

  • Cogumelo  de  Espuma (segundo França) É  formado  de  uma  bola  de  finas  bolhas  de espuma  que  cobre  a  boca  e  as  narinas  e  se  continua  pelas  vias inferiores.  É  mas comum  nos  afogados,  mas  pode  surgir  em  outras formas  de  asfixias  mecânicas,  no  edema  agudo  do  pulmão  e  nos  casos de morte precedida de grandes convulsões.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em asfixiologia médico-legal.

    A) ERRADO. Este é o caso do soterramento e não do afogamento.

    B) ERRADO. São raros os casos de afogamento de etiologia homicida, mas é possível.

    C) CERTO. "Há um quadro, não raro, de indivíduos que morrem dentro da água e permanecem com “pulmões secos", ou seja, sem nenhum líquido nas vias respiratórias e nos pulmões. Para alguns bastaria um espasmo da glote impedindo a entrada da água nas vias respiratórias ou a parada cardíaca de origem vagal influenciada por temperatura muito baixa da água." (Genival V. de França)

    D) ERRADO. O cogumelo de espuma é uma característica comum dos afogamentos, no entanto, não é patognomônica, pois pode ocorrer em outras causas de morte.

    E) ERRADO. Este seria o caso da sufocação por engasgamento, e não do afogamento. No afogamento é comum encontrarmos corpos estranhos na árvore brônquica.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • O cogumelo de espuma não é PATOGNOMÔNICO uma vez que pode surgir em outros casos de morte que não o AFOGAMENTO.

    Um sinal será patognomônico quando for característica especifica de identificação de um tipo de morte.

  • Um sinal patognomônico: É uma sinal de certeza que só acorre em uma morte específica.

  • "Há quem entenda que a submersão-inibição não pode ser considerada afogamento, já que o indivíduo embora imerso, não ingere grande quantidade de líquido, ou seja, não se afoga, sucumbindo rapidamente, por inibição do sistema nervoso central. Nesses casos não há no cadáver (chamado afogado branco de Parrot) sinais característicos das asfixias."

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Afogamento Branco: Quando não há líquido nos pulmões porque a morte ocorreu por parada cardíaca reflexa. É a morte por inibição, estando a respiração ausente quando o indivíduo submerge. Para Parrot, não se encontram sinais comuns às asfixias porque a morte não se dá por parada respiratória, mas por parada cardíaca decorrente de reflexos nervosos.

    Fonte: Neusa Bittar

    • Há casos em que o indivíduo, ao tocar na água, morre por inibição constituem os afogados brancos de Parrot.

    • "Há um quadro, não raro, de indivíduos que morrem dentro da água e permanecem com “pulmões secos", ou seja, sem nenhum líquido nas vias respiratórias e nos pulmões. Para alguns bastaria um espasmo da glote impedindo a entrada da água nas vias respiratórias ou a parada cardíaca de origem vagal influenciada por temperatura muito baixa da água." (Genival V. de França).
  • Esse termo “ao tocar na água” nunca nem vi!
  • A letra E está errada, pois se trata de morte por engasgamento e não por afogamento.

  • em relação a letra D.

    A Asfixia NÃO TEM sinal patognomônico. 

     Asfixia TEM sinais típicos – tríade asfixica - ou sinais muito comuns.

    Dessa forma afirmar que o cogumelo de espuma é um sinal patognomônico do afogado é errado, por ser o afogamento um tipo de morte por asfixia.

     

  • Ele tocou na água e morreu automaticamente? Kkk

  • A) ERRADO. Trata-se do soterramento. No soterramento haverá a obstrução das vias áreas por terra ou sólido pulverulento. O encontro de material pulverulento indica reação vital, pois significa que a vítima respirou durante a ocasião.

    B) ERRADO. A natureza jurídica mais comum do afogamento é acidental, depois suicida e raramente homicida. Só imaginar casos de tortura, em que o tortutador submerge a cabeça da vítima no interior da água e ela pode vir a falecer, tratando-se de um caso de afogamento incompleto.

    C) CERTO. O afogado branco de Parrot, também chamado de falso afogado ou afogado seco, caracteriza a situação em que o cadáver é encontrado dentro de uma massa líquida, mas não há nenhum sinal de asfixia. Nesse caso, alguns autores entendem que a pessoa morreu por inibição, ou seja, por espasmo da glote ou por descarga vagal, o que pode ter gerado uma parada cardíaca e até mesmo choque anafilático.

    D) ERRADO. Não há sinal patognomônico de asfixia. Embora o cogumelo de espuma seja geralmente encontrado em caso de afogamento, sendo um sinal externo de valor relativo, ainda pode estar presente em mortes antecedidas de grandes convulsões ou em edema agudo no pulmão.

    E) ERRADO. A presença de corpo estranho obstruindo a glote (laringe) é sinal específico de asfixia, mais comum em soterramento em estrito estrito (material pulverulento) ou asfixia por sufocação direta por obstrução das vias aéreas respiratórias (ex.: esgasga com alimentos).

    Já no afogamento o corpo estranho formado pela espuma está presente nos brônquios e traqueia, não na glote. A partir da fase gasosa da putrefação, será possível perceber as bolhas na boca, narinas e vias aéreas.

    Fonte: Genival Veloso

  • Massa questão.. "inibição" mas inibição de que? -_-