SóProvas


ID
3483397
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao destino do cadáver.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito estranho, pois na verdade o que mais afasta os familiares da cremação é o valor. Sem falar que na grande maioria das cidades não há local apropriado para realizar a cremação.
  • Acredito que seja o valor, nao é acessivel

  • Da cabeça de um examinador e do c... de uma égua não dá pra prever o que vai sair...

  • sem a mínima pertinência
  • INSTITUTO AOCP, marcar a menos errada; se adeque a banca, reclame menos e faça mais.

    a)ERRADA, NECROPSIA não é obrigatória em todos os casos. Parágrafo único.  Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver(...) (Art 162, parágrafo único, Código de Processo Penal) Isto é, bastará o exame perinecroscópico.

    b)CORRETA, O sentimentalismo e as práticas religiosas são os pontos que mais afastam a cremação de ser uma prática comum. Ademais, diversas religiões abominam tal prática. Os custos, por sua vez, são irrisórios se comparados com a inumação (enterro). Não há despesas com terreno, locação e seguro funeral, compra de jazigo e manutenção (que se prolonga por um tempo perpétuo.

    c)ERRADA, De fato é mais higiênica se considerado o impacto ao meio ambiente. De outra forma, se restringe a uma quantidade de regras regulamentadas por decretos que mudam de estado por estado como, por exemplo, "De acordo com o artigo, a pessoa deve deixar em vida a manifestação de vontade de ser cremada - nos casos de morte morte natural - por meio de um documento público (feito em Cartório de Títulos e Documentos) ou particular" (Decreto Municipal nº 24.986/2004). Ademais, tem grande relevância considerar os tipos de morte - natural, acidental, violenta - já que, em regra, nos casos de morte violenta só poderá haver cremação diante de decisão judicial.

    d)ERRADA, "o atestado de óbito deve ser firmado por dois médicos ou um médico legista". Além das outras regras previstas.

    e)ERRADA, o atestado de óbito é realizado para o de cujo e não para partes de seu corpo.

    Ademais, salienta-se o fato de se tratar de assunto específico para Médico-Legista, cujo conteúdo programático compreende regulamentos até mesmo do CRM, portanto, com bastante pertinência.

  • Ao meu ver a letra C não estaria errada, pq a cremação pode ocorrer em todos os tipos de morte, só que em caso de morte violenta exige autorização judicial...

    o fato de haver requisitos não impedem o procedimento.

  • a título de curiosidade, uma porcentagem de mercúrio (elemento tóxico) que está na atmosfera é oriunda da cremação de corpos. esse elemento se encontra nas obturações dentárias que são destruídas pelo fogo.

  • A banca deveria trabalhar apenas com dados objetivos. Muitos estados nem possuem Cremação... como podemos afirmar a informação desse gabarito ?! Santa paciência !

  • Questão vaga... quem que danado vai marcar algo pensando em “sentimentalismo” francamente... parece pegadinha, isso sim!
  • Alguns autores dizem que na morte violenta não pode haver cremação, devido a possibilidade de ser necessário realizar outras perícias futuramente.

    No entanto, a LRP autoriza a cremação até em mortes violentas, desde que precedido de autorização judicial:

    Art. 77, §2º da Lei n 6.015 de 1973 (LRP – Lei de Registros Públicos)

    §2º A cremação de cadáver somente será feita daquele que houver manifestado vontade de ser incinerado ou no interesse da saúde pública e se o atestado de óbito houver sido firmado por 02 (dois) médicos ou por 01 (um) médico legista e, no caso de MORTE VIOLENTA, depois de autorizada pela autoridade judiciária.

    Logo, pela lei, a alternativa C também está correta, pois não há uma proibição, mas uma condição (autorização judicial).

  • Ao meu ver a letra C também está correta!

  • Inumação é enterrar!!!

  • a meu ver a C tb está correta

  • questao muito mau elaborada.

  • Uma questão muito subjetiva.

  • uma cremação equivalendo hoje ao valor de 12.000,00, o BR com quase 42% na sua linha de pobreza, salário mínimo de 1,200 e o sentimentalismo é o mais importante ( QUESTÃO SUBJETIVA)

  • Questão altamente subjetiva, ah não ser que a AOCP nos disponibiliza uma pesquisa confirmando tal arimação.

  • Letra B, conforme o trecho abaixo do livro de Genival Veloso de França:

    "O sentimentalismo tem feito com que as pessoas, em sua maioria, resistam à ideia da cremação devido, principalmente, ao impacto violento que encerra tal processo. Esbarra, ainda, diante do sentimento religioso, em face da crença na ressurreição dos corpos no dia de juízo". 

    (Capítulo 33. Destinos do cadáver. Atestados de óbito. Quem deve fornecer o atestado de óbito. Serviços de verificação de óbito.) Livro Medicina Legal 11 ed. Genival Veloso de França

    Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

  • Pessoal, basta ler o livro do professor França: "O sentimentalismo tem feito com que as pessoas, em sua maioria, resistam à ideia da cremação devido, principalmente, ao impacto violento que encerra tal processo. Esbarra, ainda, diante do sentimento religioso, em face da crença na ressurreição dos corpos no dia de juízo.

    Do ponto de vista médico-legal, a cremação apresenta o inconveniente de não poder ser realizada em uma morte violenta, o que acarretaria especulações e dúvidas sobre a morte e suas circunstâncias, não restando os subsídios de uma possível exumação."

    Isso está na

    página 1518 da 11 edição do "Medicina Legal", na parte de "Destinos do Cadáver". Com esse fragmento vcs matam a questão.

  • Excerto do livro do FRANÇA:

    O sentimentalismo tem feito com que as pessoas, em sua maioria, resistam à ideia da cremação devido, principalmente, ao impacto violento que encerra tal processo. Esbarra, ainda, diante do sentimento religioso, em face da crença na ressurreição dos corpos no dia de juízo.