SóProvas


ID
3483418
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre os livores cadavéricos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Livores de hipóstase.

    São manchas que se formam nas partes em declive do cadáver, por conseqüência da ação da gravidade sobre o fluxo sanguíneo. Habitualmente têm tonalidade violácea. Surgem em torno da segunda hora após a morte, Fixam-se em torno da 10ª hora.

    livores fixos: acima de 8 horas; Livores não fixos de 1 a 2 horas

  • Livores cadavéricos===são formados dentro dos vasos sanguíneos pela ação da gravidade e caracterizam-se, em geral, pela cor azul púrpura. São encontrados na parte de declive dos cadáveres. Apresentam-se em forma de placas e permanecem até o surgimento dos fenômenos putrefação.

  • Gab E

    Manchas de hipóstase (livor mortis):

    Também conhecidos como Livores Cadavéricos ou ainda pode aparecer em provas como Hipóstase.

    ✓ Hipo – área baixa

    ✓ Stase – parada

    Por que ocorre?

    Quando o indivíduo está vivo seu coração está batendo e bombeando sangue para todo seu corpo e órgãos. Consequentemente quando a pessoa morre o coração para de bater, o sangue para de circular e se acumula nas regiões de declive pela ação da gravidade.

    Essas manchas ainda podem ser chamadas de manchas de “Posição”, isso porque se as manchas se originam em locais específicos a depender da posição do cadáver.

    Marcos de aparecimento de manchas de hipóstase

    Essas manchas surgem em torno de 2 a 3 horas após a morte e começam geralmente como pequenos pontos (aproximadamente 30 minutos). As manchas mais evidentes, os “verdadeiros livores” aparecem aproximadamente somente como já mencionado após 02 e 03 horas de óbito. Elas se generalizam em torno de 06 horas e se fixam em torno de 12 horas de morte.

    - Antes de 12 horas após a morte as manchas são móveis – nas primeiras 12 horas de morte o sangue vai se acumular nas áreas de declive dentro dos vasos sanguíneos. Após esse período os vasos começam a se romper e o sangue consequentemente começa a sair dos vasos. Após o período de 12 horas não se movem mais, contudo, antes desse período são móveis, e a depender da alteração de posição do cadáver elas irão mudam de local. (fato importante pra identificação de alteração de cadáver em local de crime)

    - Depois de 12 horas após a morte as manchas são fixam. Se o cadáver permaneceu por 12 horas na mesma posição e as manchas se fixaram, ainda que o cadáver tenha sua posição alterada, as manchas permanecerão onde estão.

    Nesse sentido, uma das importâncias das manchas de hipóstase é a possibilidade de avaliar se alguém mexeu no cadáver a partir do momento da fixação das manchas.

    Importâncias da Avaliação de Manchas de Hipóstase:

    ✓ Sinal de certeza de morte;

    ✓ Fornece Cronotanatognose – tempo de morte. Lembrar que as manchas começam:

    o A surgir com 2-3 horas;

    o Se generalizar com 6 horas;

    o Se fixar com 12 horas;

    Fornecem indícios sobre a posição do cadáver – porque sangue se acumula na posição de declive.

    Manual Caseiro

  • Em relação à Letra "C", os livores permanecem até o surgimento dos fenômenos da putrefação.

    Medicina Lega - Vol. 41 - Wilson luiz Palermo, pág. 294

  • Manchas de hipóstases: A acumulação de manchas nas partes em declive (mais baixas) do cadáver, devido à deposição do sangue.

    OBS: Caiu questão similar em prova anterior.

  • Hipóstase ou livores cadavéricos: É a perda de sangue nas áreas mais baixas do corpo pela ação da gravidade. Quando o sangue para de circular, ele vai acumular nas áreas mais baixas do corpo em razão da gravidade. Também são chamadas de manchas de posição.

  • Livor mortis se refere aos livores de hipóstase ou livores cadavéricos ou manchas de hipóstase. Um cadáver apresenta ou tende a apresentar placas azul púrpura ou violáceas nas suas regiões de decúbito, que são as regiões mais baixas do corpo. Isso acontece pela deposição do sangue nessas regiões.

  • Os Livores surgem entre 2 e 3 horas após a morte, sendo móveis nas 12 primeiras horas e fixos após esse período. São caracterizados por manchas roxas nas regiões de declive, em função da gravidade. Ressalta-se que o local que ficou comprimido não apresentará livores. A diferenciação dos livores para as equimoses pode ser feita por meio de pressão (Ao pressionar o local, os livores ainda não fixados são espalhados e o local fica deslocorido) ou por meio de um corte feito no cadáver (Saindo sangue, está caracterizado o livor)

  • Livor cadavérico: Surge nas partes de declive, não tem infiltração hemorrágica na estrutura dos tecidos ao corte, mostra sangue de depósito e, quando a ferida é tratada pela água corrente, torna-se branca.
  •  

    LIVOR MORTIS – MANCHAS DE HIPÓSTASE CUTÂNEAS

    Essas manchas surgem em torno de 2 a 3 horas após a morte e começam geralmente como pequenos pontos (aproximadamente 30 minutos). As manchas mais evidentes, os “verdadeiros livores” aparecem aproximadamente somente como já mencionado após 02 e 03 horas de óbito. Elas se generalizam em torno de 06 horas e se fixam em torno de 12 horas de morte.