SóProvas


ID
3483421
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à rigidez cadavérica.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Rigidez cadavérica.

    É resultante da supressão de oxigênio às células e, conseqüente acúmulo de ácido lático;

    Começa entre 1 e 2 horas após a morte;

    Inicia-se na mandíbula e na nuca e progride no sentido crânio-caudal;

    Desaparece após 24 horas

     

    Q VUNESP DELEGADO 2018:

    São os 3 fenômenos abióticos mediatos que ocorrem progressivamente após a morte. Algor (resfriamento), livor (manchas de hipóstase) e rigor (rigidez cadavérica). Destes, a rigidez generalizada pode ser observada entre 8 e 24 horas após o óbito.

    A rigidez começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h, seguindo a mesma ordem como se propagou, em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e, finalmente, dos membros inferiores (Lei de Nysten).

  • Rigidez cadavérica===é um endurecimento muscular, começa com 2 horas e se generaliza com 5,6,8 horas e vai até 24 horas após a morte, com o início da putefração.

  • a questão só se torna um pouco dúbia por falar que "desaparece", quando na verdade o processo de rigidez cadavérica começa a desaparecer com o início da putrefação. Mas como para INSTITUTO AOCP é marcar a menos errada.

    Entretanto, é uma cópia quase que perfeita das seguintes questões:

    Q66936 - FUNCAB - 2016

    Q794996 - IBFC 2017

    Fato é que muitas questões controversas do Instituto AOCP foram praticamente copiadas.

    Mas estranho ainda é essa questão de 2018 ser uma cópia da de 2016, que serviu de base para uma de 2017. Temos uma conspiração entre bancas???!!! rsrsrsrs

  • rigidez cadavérica (Rigor mortis) acontece logo após a morte em razão da perda do tônus muscular. De 2 a 3 horas opera-se o enrigecimento da mandíbula, nuca, tronco, membros torácicos e membros abdominais (Lei de Nysten)

  • Cronologia da rigidez cadavérica (possui grande variação):

    Começa com cerca de 1 - 2 horas de morte nos pequenos músculos da nuca e face. O primeiro músculo a ficar rígido é o masséter.

    2 - 4 horas de morte: rigidez nos membros superiores.

    4 - 6 horas: rigidez nos músculos do tórax e abdome.

    6 - 8 horas: atinge membros inferiores.

    Rigidez generalizada: cerca de 8 horas da morte.

    Depois a rigidez desaparece dando origem à flacidez na mesma ordem de aparecimento (crânio-caudal, dos menores para os maiores). Acontece com o início da putrefação, e é completa com 36 - 48 horas de morte.

  • rigidez cadavérica é o fenômeno constante no cadáver, originado por uma reação química de acidificação num estado de contratura muscular que desaparece quando se inicia a putrefação.

  • O Fenômeno denominado Rigor Mortis é um f. Abiótico Consecutivo caracterizado pelo enrijecimento muscular em virtude da respiração anaeróbica celular. Ele tem início 2 horas após a morte seguindo a ordem de: Cabeça, Mandíbula, membros superiores e membros inferiores. Ele tem fim com o surgimento da mancha verde abdominal que caracteriza o início do fenômeno transformativo da putrefação. 

  • Para quem usa França (2017, p. 1129)" A rigidez cadavérica desaparece quando se inicia a putrefação".
  • RIGIDEZ CADAVÉRICA:

    tem início pela mandíbula/nuca, em seguida vai para os membros supeiores, depois os inferiores, por último;

    cronologia da rigidez: Instalação (primeiras 2h) --> Generalização/Máxima intensidade (5h,6h,8h)--->Desfazimento (após 24h)

  • Gab C

    A Rigidez começa entre 1 e 2 horas da morte, chegando ao máximo após 8 horas e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 horas, seguindo a mesma ordem como se propagou, em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e, finalmente, dos membros inferiores.

  • Cronologia da rigidez (rigor mortis)

    Começa com 1 a 2 horas de morte.

    Generaliza-se com cerca de 8 horas de morte.

    Desaparece com o início da putrefação (+ou- 24 horas de morte), dando lugar à flacidez cadavérica.

    A rigidez segue uma progressão. É a chamada Lei de Nysten.

    Ela progride de forma crânio caudal – ocorre dos menores para os maiores grupos musculares, primeiro nos pequenos músculos da face e depois desce para os membros inferiores.