SóProvas


ID
3483430
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa correspondente ao fenômeno transformativo que ocorre com o cadáver do feto dentro do útero materno, caracterizado pelo destacamento de retalhos da epiderme e pela tonalidade avermelhada do tegumento.

Alternativas
Comentários
  • A MACERAÇÃO É UM PROCESSO ESPECIAL DE TRANSFORMAÇÃO QUE SOFRE O CADÁVER DO FETO NO ÚTERO MATERNO, DO SEXTO AO NONO MÊS DE GRAVIDEZ.

    GABARITO- D

  • Características da maceração fetal:

    -> destacamento da epiderme visível;

    -> derme vermelha em função da hemoglobina (inclusive o cordão umbilical);

    -> membros com amplitude ampliada;

    -> abdomen fica achatado como de anfíbios;

    Se o feto quando sair já estiver macerado, indica que tem mais de 24h dentro do útero.

  • Gab D

    A maceração é um fenômeno destrutivo do cadáver pelo qual há a destruição dostecidos mergulhados em líquido.

    Na maceração: o feto que morre dentro do útero a partir do quinto mês e não é expelido, pois os conceptos menos desenvolvidos são mumificados (litopédio) ou totalmente reabsorvidos.

    Poucas horas após a morte, o feto retido já apresenta menor aderência da epiderme, que pode ser deslocada pela pressão feita obliquamente com o dedo. Com 3 a 5 dias, a epiderme passa pela formação de bolhas de tamanho cada vez maior, confluentes, que, por fim, se rompem, vertem seu liquido avermelhado na cavidade amniótica e deixam a derme a mostra.

    Ao ser expulso, o feto apresenta coloração róseo-avermelhada universal, tem cabelos destacados e o couro cabeludo muito frouxo, deslizando amplamente sobre os ossos da calota, os quais se mostram frouxos, por vezes soltos uns dos outros, se a retenção durar mais alguns dias (sinal de Spalding). Os membros revelam flacidez extrema, com tal mobilidade que tem aspecto de polichinelo. As cavidades pleurais e abdominal contém moderada quantidade de liquido róseo-pardo semitransparente e as vísceras evidenciam parênquima amolecido e de cor igualmente alterada pela hemoglobina liberada pela hemólise.

    Fonte: saber+Direito

  • 1)     Maceração: há destruição dos tecidos moles do cadáver pela ação prolongada de líquidos.

    a)      Séptica: um líquido que seja contaminado;

    b)     Asséptica: líquido não contaminado.

    MACERAÇÃO NOS FETOS

    1)     1° grau: lictenas;

    2)     2° grau: presença de líquido amniótico hemorrágico e epiderme arroxeada

    3)     3° grau: deformidade craniana e infiltração hemoglobínica das vísceras.

    SINAIS GERIAS

    1)     Abdômen fica achatado como os dos anfíbios;

    2)     Articulações ficam com a mobilidade anômala e exagerada;

    3)     Cordão umbilical fica embebido por hemoglobina.

    4)     Epiderme avermelhada.

    SINAIS ESPEÍFICOS

    SINAL DE SPALDING: achatamento lateral da cabeça; SINAL DE HARTLEY: perda da configuração da coluna vertebral; SINAL DE SPANGLER: achatamento da abóbada craniana; SINAL DE HORNER: assimetria craniana; SINAL DE ROBERT: gases nos grandes vasos e vísceras; SINAL DE BRAKEMAN/boca aberta: queda de maxilar inferior; SINAL DE DAMEL: halo pericraniano translúcido.

  • ADIPOCERA : Substância cerosa ou untuosa, acastanhada, que consiste principalmente em ácidos graxos e sabões de cálcio e é produzida por alterações químicas que afetam a gordura e músculos animais há muito enterrados em lugares úmidos ou pantanosos; graxa de cadáveres.

  • A maceração asséptica ocorre no feto morto retido dentro do útero. O feto fica macerado em razão da presença de líquido amniótico. A decomposição se inicia em ambiente líquido. Ocorre normalmente no 6º ao 9º mês de gestação, inicia-se com 8 horas de retenção e torna-se muito visível com 24/48 horas de morte.

    Principais sinais: descolamento da epiderme; derme vermelha, brilhante e visível; sinal de Spalding (cavalgamento dos ossos do crânio).

  • Gabarito: D

    ➡A maceração é um fenômeno destrutivo concomitante a putrefação, resultante da umidade ou excesso de água sobre o cadáver. Provoca ✅ a destruição dos tecidos moles e ✅ a pele destaca da epiderme.

    ➡ Ocorre no feto retido no útero.

    Fonte: Wilson Palermo

  • MACERAÇÃO SÉPTICA -> AFOGADOS

    x

    MACERAÇÃO ASSÉPTICA -> fetus assepticus, feto morto dentro do útero, 6º ao 9º mês.

  • GABARITO: D

    Maceração é o processo de putrefação que ocorre nos corpos submersos, chamado maceração séptica, isto é, com germes, e nos fetos mortos retidos no útero materno a partir do 5º mês, denominado maceração asséptica, sem a presença de germes.

  • Maceração asséptica