SóProvas


ID
3483433
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à saponificação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E)

    A) É um fenômeno imediato de morte.

    Não é um processo inicial, e sim tardio. Isso porque surge somente após iniciada a putrefação, quando enzimas bacterianas hidrolisam gorduras do cadáver e originam ácido graxo. Esses ácidos fazem reação com elementos minerais da argila (presente no ambiente), originando a substância com aspecto de cera ou sabão.

    B) É mais comum em magros e caquéticos.

    Este processo está sujeito também a certas condições individuais, como a obesidade (rarissimamente entre magros e caquéticos) e as doenças que originam degeneração gordurosa.

    C) Impossibilita a realização de uma necropsia eficiente.

    O interesse médico-legal na saponificação reside no fato de, diferentemente de outras formas de fenômenos transformativos, se permitir realizar uma série de exames algum tempo depois da morte. Assim, será possível estudar melhor certas lesões pela conservação maior do tecido celular subcutâneo, como nas feridas produzidas por ação de projéteis de arma de fogo ou de arma branca. O mesmo se diga da possibilidade de se estudarem as lesões do pescoço quando produzidas por laços nos estrangulamentos e enforcamentos. E, por fim, levando em conta a razoável conservação das vísceras, podem-se ter contribuições valiosas através de exames toxicológicos e histopatológicos

    D) Clima seco e ambiente arejado favorecem esse processo.

    O clima seco e ambiente arejado favorecem a MUMIFICAÇÃO. Na saponificação, a água e o solo são os responsáveis. A água estagnada e pouco corrente concorre para tal efeito. O solo argiloso, úmido e de difícil acesso ao ar atmosférico facilita tal processo. Esses fenômenos de terreno permitem mais facilmente a embebição, levando a uma maior concentração d’água e a uma dificuldade acentuada da aeração.

    D) Transforma o cadáver em uma substância de consistência untosa, mole e quebradiça.

  • E) Transforma o cadáver em uma substância de consistência untosa, mole e quebradiça.

    -> Segundo o professor Hygino Hércules, esse processo é marcado por um ODOR DE QUEIJO RANÇOSO ADOCICADO.

  • E)

    CONSERVADORES

    1)     Mumificação: após 2°/3° mês, tem origem química. A essência é a falta de umidade, porém dependem de fatores individuais;

    2)     Saponificação/adipocera: após 1 a 3 meses da morte. Transforma o tecido do corpo em substância amarelo-acinzentada, mole ou quebradiça. É necessário meio excessivamente úmido, quente e pouco arejado;

    3)     Corificação: aspecto semelhante a couro, pois seus tecidos cutâneos ficam transformados em razão da desidratação. Observado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas (com zinco na composição).

  • saponificação===é também chamada de adipocera---é um fenômeno que transforma o tecido do corpo em substância amarelo-acinzentada, untuosa,mole ou quebradiça.

  • só é lembrar da musiquinha:

    "o sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ele mora lá na lagoa, não lava o pé porque não quer, mas que chulé"

    SAPOnificação > ÁGUA // AMBIENTES ÚMIDOS

  • Complementando:

    A saponificação interrompe o processo de putrefação, por isso mesmo é classificada como fenômeno conservador.

  • GABARITO: Letra E

    Saponificação ou adipocera é um processo conservador que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabão.

  • A saponificação ou adipocera é um fenômeno transformativo conservador. É a transformação de partes do cadáver em uma substância de consistência e aspecto untuoso, mole e quebradiço, de cor amarelo escuro, que é um aspecto semelhante a cera ou sabão.

    É um fenômeno assimétrico, ou seja, não costuma atacar o cadáver inteiro, acomete áreas com maior gordura corporal.

    Condições do solo: argiloso, úmido, com pouco acesso a ar atmosférico.

  • Toda vez que cai uma questão tratando de SAPONIFICAÇÃO eu lembro de sabão, ai não tem como errar rsrs

  • RESUMINDO

    A É um fenômeno imediato de morte. ERRADO - transformativo conservador, ou seja, MEDIATO, 2 ou 3 MESES.

    BÉ mais comum em magros e caquéticos. ERRADO - Comum em Obesos

    C Impossibilita a realização de uma necropsia eficiente. - errado. é possível

    D Clima seco e ambiente arejado favorecem esse processo. errado - clima: quente, úmido e pouco ventilado.

    E Transforma o cadáver em uma substância de consistência untosa, mole e quebradiça. CORRETO. EXIGE um processo de putregação

    medicina legal 2ª edição - carreira policial - Eduardo Fontes

  • Um sabão!..

  • Saponificação (ou adipocera): É um fenômeno tardio, mais comum em solos argilosos, úmidos e com pouco acesso ao ar atmosférico. Nesse caso, é formado um componente parecido com a cera e com o sabão, pela reação com os ácidos graxos encontrados em nosso tecido adiposo. No caso da saponificação, a putrefação acontecerá até certo ponto e, com a reação química que formara a “cera”, teremos a conservação de partes do cadáver, principalmente aquelas ricas em gordura.

  • Saponificação:

    *Processo de conservação;

    *Corpo com aspecto de cera ou sabão;

    *Comum quando corpos são sepultados em solo úmido e argiloso;

    *Cadáver esbranquiçado ou amarelado