SóProvas


ID
3483478
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Porto Velho - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As Boas Coisas da Vida

Rubem Braga


Uma revista mais ou menos frívola pediu a várias pessoas para dizer as “dez coisas que fazem a vida valer a pena”. Sem pensar demasiado, fiz esta pequena lista:


- Esbarrar às vezes com certas comidas da infância, por exemplo: aipim cozido, ainda quente, com melado de cana que vem numa garrafa cuja rolha é um sabugo de milho. O sabugo dará um certo gosto ao melado? Dá: gosto de infância, de tarde na fazenda.


- Tomar um banho excelente num bom hotel, vestir uma roupa confortável e sair pela primeira vez pelas ruas de uma cidade estranha, achando que ali vão acontecer coisas surpreendentes e lindas. E acontecerem.


- Quando você vai andando por um lugar e há um bate-bola, sentir que a bola vem para o seu lado e, de repente, dar um chute perfeito – e ser aplaudido pelos serventes de pedreiro.


- Ler pela primeira vez um poema realmente bom. Ou um pedaço de prosa, daqueles que dão inveja na gente e vontade de reler.


- Aquele momento em que você sente que de um velho amor ficou uma grande amizade – ou que uma grande amizade está virando, de repente, amor. - Sentir que você deixou de gostar de uma mulher que, afinal, para você, era apenas aflição de espírito e frustração da carne – essa amaldiçoada.

- Viajar, partir…

- Voltar.


- Quando se vive na Europa, voltar para Paris, quando se vive no Brasil, voltar para o Rio.

- Pensar que, por pior que estejam as coisas, há sempre uma solução, a morte – o assim chamado descanso eterno.


Texto adaptado de BRAGA, R., As Boas Coisas da Vida, 1988.

Observe a frase a seguir:


"- o assim chamado descanso eterno."

Nela o autor refere-se à .............., valendo-se de um(a) ...............

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    " - o assim chamado descanso eterno."

    → eufemismo consiste na suavização das ideias, para que elas não fiquem tão diretas e impactantes; descanso eterno equivale à morte. Nela o autor refere-se à MORTE valendo-se de um EUFEMISMO.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Em palavras breves, as figuras de linguagem são recursos expressivos utilizados com objetivo de gerar efeitos no discurso. Dentro do extenso grupo em que se arrolam esses recursos, existem quatro subdivisões: figura de palavra, figura de construção, figura de sintaxe e figura de som.

    "- o assim chamado descanso eterno."

    Quando há o emprego de uma palavra ou expressão branda para se evitar o teor desagradável da mensagem, chama-se eufemismo. No fragmento acima, quis-se abrandar a mensagem de morte.

    a) Incorreto. O paradoxo consiste na contradição entre ideias que margeia o absurdo, o ilogismo. Ex.: "Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo." (Carlos Drummond de Andrade)

    b) Incorreto. A hipérbole é a figura do exagero, do excesso. Servem-se dela para deformar a realidade. Ex.:

    “Rios te correrão dos olhos, se chorares!” (Olavo Bilac)

    “Os autos voam pela via central, e cruzam-se pedestres em todas as direções.” (Monteiro Lobato)

    c) Incorreto. A metonímia são relações reais de ordem qualitativa que levam a empregar uma palavra por outra, a designar uma coisa com o nome de outra. Ex.: ler Machado de Assis (o livro de Machado de Assis), beber o copo de cachaça (beber a cachaça).

    d) Correto. Vide explanação acima;

    e) Incorreto. A personificação, animismo ou prosopopeia consiste na atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados. Também é utilizada para emprestar vida a e ação, não necessariamente humanas, a seres inanimados. Exs.:

    “O carrinho tem pouco serviço e passa mor parte do tempo no depósito.” (Monteiro Lobato)

    “Os sinos chamam para o amor.” (Mario Quintana)

    “(...) o sol, no poente, abre tapeçarias...” (Cruz e Sousa)

    “Um frio inteligente (...) percorria o jardim...” (Clarice Lispector)

    Letra D

  • Observe a frase a seguir:

    "- o assim chamado descanso eterno."

    Nela o autor refere-se à .............., valendo-se de um(a) ...............

    D) morte - eufemismo

    comentário: Eufemismo é uma figura de linguagem na língua portuguesa, um mecanismo que tem o objetivo de suavizar uma palavra ou expressão que possa ser rude ou desagradável.