SóProvas


ID
3483883
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Referente aos vários ciclos de uma pesquisa, assinale a alternativa que corresponda corretamente à “fase exploratória” de uma pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Conforme (MINAYO, 2015) a alternativa correta é a letra "C". A banca reproduziu exatamente como está na obra: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

    Obs: sempre é bom buscarmos a fonte a qual a banca organizadora baseia as questões, isso nos ajuda a conhecer o perfil da banca e a direcionar o nossos estudo para os materiais que a banca costuma cobrar!

    Espero ter ajudado!

    Provérbios 2.6

  • O Ciclo da Pesquisa de acordo com Minayo (2001, p. 26) é: fase exploratória - trabalho de campo - tratamento do material.

    Para a autora, "O processo começa com o que denominamos fase exploratória da pesquisa, tempo dedicado a interrogarnos preliminarmente sobre o objeto, os pressupostos, as teorias pertinentes, a metodologia apropriada e as questões operacionais para levar a cabo o trabalho de campo. Seu foco fundamental é a construção do projeto de investigação".

    Em seguida, estabelece-se o trabalho de campo que consiste no recorte empírico da construção teórica elaborada no momento. Essa etapa combina entrevistas, observações, levantamentos de material documental, bibliográfico, instrucional etc. Ela realiza um momento relacional e prático de fundamental importância exploratória, de confirmação ou refutação de hipóteses e construção de teorias.

    Por fim, temos que elaborar o tratamento do material recolhido no campo, subdividindose no seu interior em: a) ordenação; b) classificação; c) análise propriamente dita. O tratamento do material nos conduz à teorização sobre os dados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica anterior e o que a investigação de campo aporta de singular como contribuição.

    Fonte: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

    Cobrado o mesmo assunto também pela Quadrix, no ano de 2020