O trecho apresentado destaca a situação de tensão permanente existente ao redor do globo desde o final da segunda guerra mundial. Não houve, ainda, uma guerra declarada das dimensões daquela de 1939 a 1945. Nem mesmo com a amplitude da Primeira Grande Guerra de 1914 / 18. No entanto, é possível constatar que, desde 1945, não há um só dia em que não se se tenha notícia da explosão de tensão em algum lugar.
A origem das tensões é antiga em relação à algumas situações. Em outras nem tanto assim. O trecho coloca em foco o Oriente Médio e a península da Coréia.
A situação geopolítica e cultural do oriente Médio é bastante complicada desde a dominação europeia que substituiu o Império Turco Otomano ao final da primeira Guerra. A região foi subdividida de acordo com os interesses das potências vencedoras da guerra, não levando totalmente em consideração etnias, línguas, culturas, ocupação territorial tradicional, afetos e desafetos das comunidades locais. O mesmo acontece no continente africano desde a ocupação europeia no século XIX.
No que tange à península coreana, a divisão do território em duas Coréias no paralelo 38, feita durante as Conferências de Reordenamento ao final da Segunda Grande Guerra, criou uma situação de tensão entre as duas e, entre China, URSS e EUA por conta da lógica da Guerra Fria. A situação não se resolveu até os dias de hoje, principalmente por que a Guerra da Coréia, acontecida entre 1950 e 1953 ainda não acabou oficialmente. Há trégua mas não acordos de paz.
A guerra civil da Síria, que se arrasta há mais de seis anos, está inserida neste contexto. Há tensões internas e interesses de estrangeiros, de vários matizes: geopolítico, econômico, cultural, religioso e político. E, a evasão de grandes levas de população síria é combustível para mais um problema internacional dos dias de hoje: a questão dos refugiados. Quem os acolhe? Quem dá oportunidades ? Como articular as demandas dos cidadãos dos diferentes Estados com as necessidades daqueles que tudo perderam? Como fica a questão humanitária ?
A esta situação aparentemente insolúvel acrescenta-se uma quantidade significativa de mortes e mutilações. Fome, desnutrição e doenças.
A afirmativa apresentada na questão está correta
Gabarito do Professor: CERTO.