Todo ser vivo do reino vegetal é eucarionte, pluricelular e autótrofo fotossintetizante, produzindo seu próprio alimento. Os vegetais considerados verdadeiros apresentam uma característica que os distingue das algas, eles se desenvolvem a partir de um embrião protegido por estrutura da planta-mãe. As briófitas provavelmente foram as primeiras plantas terrestres, e junto das pteridófitas, são dependentes da água para a reprodução. As gimnospermas e angiospermas se adaptaram melhor em ambientes secos, pois apresentam pólen (espalhado pelo ar) e semente, que sobrevive a estações secas ou frias, e até por intestino de animais. Todos os vegetais apresentam esporos que são estruturas capazes de desenvolver um novo indivíduo. Na epiderme das folhas, encontra-se a cutícula, estrutura que protege da perda excessiva de água, e os estômatos, que regulam a troca gasosa. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
De acordo com a questão, três das quatro opções apresentadas permitiram essa adaptação das plantas, EXCETO:
a) Desenvolvimento dos esporos. As plantas desenvolveram esporos para a reprodução. Opção incorreta.
b) Surgimento da cutícula recobrindo a epiderme. A cutícula recobre a epiderme na proteção de perda de água. Opção incorreta.
c) Incorporação de seres procariontes pela endossimbiose. A teoria da endossimbiose explica o surgimento de cloroplastos e mitocôndria a partir de procariontes, sem relação com adaptação de vegetais em terra firme. Opção correta.
d) Surgimento dos estômatos. Os estômatos surgiram para regular a troca gasosa. Opção incorreta.
*Resposta do professor*