SóProvas


ID
3486034
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda ao que se pede.


Poeminho do Contra


Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão...

Eu passarinho!

Mario Quintana

A função da linguagem predominante no texto é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Temos um poema, trata-se do uso da função de linguagem chamada poética.

    ? a mensagem por si é posta em relevo; mais do que seu conteúdo, o destaque dela se encontra na forma como ela é construída, criativa e inusitadamente;
    ? essa função usa vários recursos gramaticais: figuras de linguagem, conotação, neologismos, construções estruturais não convencionais, polissemia etc.;
    ? é a linguagem dos poemas e prosas poéticas (literária), da publicidade criativa e afins.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão é sobre função da linguagem e temos que informar qual função predomina no texto exposto.

    Notem que o texto apresentado é em versos e é apresentado de forma que uma mensagem seja passada em formato de poema . Devemos procurar nas alternativas a função da linguagem com essas características. Vejamos:

    a) metalinguística.

    Incorreta. Função metalinguística o código é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Leia este texto chamado poesia, de Carlos Drummond de Andrade: ".Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto. vivo."

    A começar pelo título, "Poesia", percebe-se que o texto compõe-se de versos que falam sobre poesia. Nesse caso, no qual um poema fala de poesia, a função metalinguística é a predominante no texto. 

    b) referencial.

    Incorreta. A função referencial o referente é o foco, ou seja. ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 a pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.; A função principal desse texto é informar o leitor, esclarecendo-o.. Geralmente textos jornalísticos, científicos e didáticos são exemplos típicos da predominância da função referencial. 

    c) conativa.

    Incorreta. Função conativa (ou apelativa) o locutário {receptor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Os textos publicitários são exemplos típicos da predominância da função conativa, pois geralmente têm como objetivo principal persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia ou comprar determinado produto.

    Ex: O comercia antigo do batom" “Compre batom, seu filho merece batom”, a frase era hipnótica.

    d) poética.

    Correta. Nessa função a mensagem é o foco, ou seja. ela determina as escolhas feitas na construção do texto. ). O uso de recursos literários na construção do texto evidencia a predominância da função poética. Os textos literários, tanto em prosa quanto em verso, são exemplos típicos da predominância desse tipo de função da linguagem. Como podemos perceber aqui temos traços apresentados pelo texto em tela.

    e) fática.

    Incorreta. Função fática o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Observe o diálogo que compõe o texto abaixo.

    Os exemplos mais típicos da predominância da função fática da linguagem são os cumprimentos diários ("bom dia", "boa tarde", ·oi", "Tudo bem?", "Como vai?"). as conversas de elevador ("Está quente. não?") ou as primeiras palavras de qualquer interação, quando não há ainda um assunto em foco e o objetivo dos interlocutores é começar a conversa. 

    Referência bibliográfica.

    CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO D

  • Li "Mario Quintana" e já fui direto na "poética".

  • Gabarito D

    A. metalinguística → a linguagem explica sobre ela mesma, código explicando o próprio código.

    B. referencial → linguagem denotativa (real) para informar de maneira subjetiva em terceira pessoa (impessoal).

    C. conativa → está pedindo a FUNÇÃO, logo a função conativa/apelativa serve para convencer, influenciar o leitor com verbos no imperativo..

    D. poética → textos literários, usos de figuras de linguagem.

    E. fática diálogos, cumprimentos, discursos. Busca de uma interação comunicativa entre emissor → receptor.

  • A famosa questão motivadora.
  • "Poeminho do Contra"