SóProvas


ID
3486328
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Tabela de Temporalidade é o instrumento arquivístico, resultante da avaliação documental, aprovada por autoridade competente, que define os prazos de guarda em cada fase e a destinação final dos documentos, se eliminação ou guarda permanente. São vantagens da tabela da temporalidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A tabela de temporalidade é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.

    FONTE: - Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • GABARITO: CERTO

    Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.

    São inúmeras as vantagens da aplicação de uma TTD, como por exemplo, diminuição da ocupação do espaço físico, agilidade na recuperação da informação, definições de responsabilidade para com a gestão dos processos de arquivamento, diminuição com custos operacionais, controle geral da massa documental, eficácia sobre a gestão documental.

    WIKIPÉDIA.

  • Letra C

    Tabela de temporalidade:

    -O seu destino final é a guarda permanente ou a eliminação.

    -É resultado da avaliação documental.

    Vantagens da Avaliação documental:

    -Ganho de espaço físico.

    -Agilidade ao organizar e recuperar informação.

    -economia de recursos humanos e materiais.

    -Preservação da história.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Errei por falta de atenção aff

  • a) Essas condições são proporcionadas porque a tabela de temporalidade separa o joio do trigo, ou seja, o que precisa ser eliminado do que não precisa. A aplicação das técnicas de preservação é muito mais eficiente se aplicada em uma quantidade menor de documentos e nos que são realmente necessários, em detrimento de documentos que já poderiam ter sido eliminados. Certa.

    b) A aplicação da tabela contribui para o acesso rápido porque é através dela que se sabe em qual fase do ciclo documental o documento se encontra - arquivo corrente, intermediário ou permanente -, ou se o documento já foi eliminado. Além disso, sabe-se o código de classificação do documento, que permitirá que os documentos sejam ordenados e arquivados por esse código, ramificando mais ainda o local de arquivamento. Certa. 

    c) Pelo contrário. A tabela de temporalidade faz com que cada documento fique em cada uma das fases do ciclo documental somente pelo tempo necessário. Além disso, define se o documento será eliminado ou não. Essas ações promovem a dissipação dos documentos dentro do ciclo e a guarda somente do que é necessário, facultando a otimização do espaço. Errada.

    d) A aplicação da tabela proporciona eficiência na gestão de documentos, o que certamente atinge os custos de operação. Certa.

    e) Quando é aplicada, a tabela sistematiza os documentos dentro do ciclo documental e promove a eliminação e o recolhimento no tempo correto. Se o documento sofreu aplicação da tabela, quer dizer que foi classificado. Essa classificação também permite que os documentos sejam organizados e recebam todos os procedimentos de gestão documental adequados, inviabilizando o acúmulo de conjuntos documentais sem tratamento (massa documental acumulada). Certa.

    Gabarito do Professor: C
  • Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.