SóProvas


ID
3487744
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No desenvolvimento da Web Semântica com base em metadados processáveis por máquina, um conjunto de camadas define níveis distintos de representação da informação. A arquitetura contempla uma representação que varia desde um nível inferior (puramente sintético), até um nível superior, em que é possível determinar a validade da informação. Sobre os três itens da Estrutura e Padrões da Web Semântica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Camada Ontologia (Ontology): contempla especificações formais e explícitas de conceitos expressos da camada inferior. Ontologias são modelos conceituais que devem capturar e explicitar o vocabulário necessário nas aplicações semânticas. Visam, assim, garantir uma comunicação livre de ambiguidade.

( ) SparQL: linguagem computacional utilizada para realizar consultas a partir de estruturas RDF. Favorece a recuperação de informações. Tecnologia recém-recomendada pelo W3C (http:// www.w3.org/TR/rdf-sparql-query/).

( ) Assinatura digital (Digital Signature): sua função é incorporar mecanismos de segurança que garantam a incredibilidade da informação. Nesse sentido, o objetivo é obter uma web de confiança (Web of Trust), em que a informação trocada seja confiável por meio de sua certificação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Modesto (2010):

    Camada Ontologia (Ontology). Contempla especificações formais e explícitas de conceitos expressos da camada inferior. Ontologias são modelos conceituais que devem capturar e explicitar o vocabulário necessário nas aplicações semânticas. Visam, assim, garantir uma comunicação livre de ambiguidade. Neste sentido, se considera as ontologias a língua franca da Web Semântica (BREITMAN, 2005). Existem distintas linguagens que permitem modelar a semântica necessária das ontologias. Exemplo de linguagens de modelagens: OIL, DAMIL+OIL e OWL (LAMARCA, 2002; BECHOFER, 2004).

    A assinatura digital (Digital Signature). Inserido na estrutura da pirâmide, sua função é incorporar mecanismos de segurança que garantam a confiabilidade da informação. Neste sentido, o objetivo é obter uma web de confiança (Web of Trust), onde a informação trocada seja confiável por meio de sua certificação.

    SparQL: linguagem computacional utilizada para realizar consultas a partir de estruturas RDF. Favorece a recuperação de informações. Tecnologia recém-recomendada pelo W3C (http:// www.w3.org/TR/rdf-sparql-query/).

    Gab. A

    Fonte: https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=571