SóProvas


ID
3488245
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre a Lei 11.340/2006, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Lei 11.340/2006 (Temos a Lei Maria da Penha).  Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A) Lei 13.146/15

    B) Lei 10.216/01

    C) correta

    D) Lei 6.001/73

    E) Lei 12.846/13

  • Esse tipo de questão dão vergonha de ser concurseiro .
  • Art. 1º Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

    GABARITO C

  • TÍTULO I

    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Art. 1º Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

  • Qual o conhecimento que uma questão dessas cobra?

  • A questão realmente não mede conhecimento, mas, existem algumas leis que é imprescindível que você, concurseiro, saiba o seu número. Por exemplo:

    - Crimes Hediondos (Lei 8.072/90)

    - Interceptação Telefônica (Lei 9.296/96)

    - Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06)

    - Lei de Drogas (Lei 11.343/06)

    - Lei de Organização criminosa (Lei 12.850/13)

  • Assertiva C

    Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

  • Gabarito C

    Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

    Telefone da Maria da Penha: São Paulo: tel (11) 3402006

  • ai ai aocp

  • Que baita conhecimento que essa questão cobra!

  • Examinador do Instituto AOCP se superando.

  • Vish cobrando o numero da Lei. <3

  • Manda outra aocp essa é muito fácil.

  • Engraçado o pessoal falando que a questão é muito fácil, isso e aquilo. Quando a questão ta mt fácil, o sujeito reclama. Quando ta mt difícil, o sujeito reclama. Concurseiro só sabe reclamar, incrível

  • É muita ignorância de alguns, em especial, daqueles que dizem que a questão é fácil. O sujeito colocou no filtro questões da lei Maria da Penha, é óbvio que vai saber qual a resposta. Mass será que ele vai saber qual a resposta lá no dia da prova , onde não vai ter filtro anterior ?

  • Lamentável ser exigido do candidato número de lei...

    #oremos!

  • FALA SÉRIO KKKK

  • parece piada esse tipo de questão pqp kkkkk .VIVAAA A BANCA CESPE

  • Já fiz uma questão parecida pela a banca, e estava difícil, uma que em nenhuma outra questão trazia o numero da Lei que foi cobrada. aqui fica fácil, nós estamos vendo as questões que trata dessa Lei.

  • na verdade eu coloquei filtro de questões de processo penal, mas veio essa bagaça, vi no edital, e esta previsto, pois, vamos estudar...

    Só um detalhe, qual é a função do pois?

    A)explicativa

    B) alternativa

    C)concessiva

    D)conclusiva

    E)aditiva

    questão que volte e meia cai em prova

  • para que tá estudando peça prática essa questão é até boa. Porém o filtro entrega kkk

  • Que a AOCP cobra a literalidade da lei, é um fato. Agora, cobrar o número da lei é pra acabar com o concurseiro... É “fácil” de acertar por conta do filtro e por ser uma lei que vemos com grande frequência, mas e se fosse uma lei que tivéssemos pouco contato? Sem mencionar, que o número é bem próximo ao da lei de drogas, que na hora da prova pode confundir... Instituto AOCP se supera.
  • Tem que decorar os números das lei tb?

  • Se houvesse alguma assertiva com a lei 11.343/2006 - lei de drogas - ai sim, seria mais complicado resolver a questão.

  • Para aqueles que se acham "superiores" a essa questão e nem sabem a essência que ela trouxe, aí vai uma contribuição de um simples concurseiro

    OS OBJETIVOS DA LEI 11.340, LEI MARIA DA PENHA, SÃO:

    I)coibir;

    II)previnir

    III) erradicar a violência doméstica e familiar praticada com a mulher.

  • LEI 11.340.2006 LEI MARIA DA PENHA

    Art. 1º Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher, da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher e de outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

  • Sério que essa é uma questão de concurso? kk

    Está mais pra questão de ensino médio.

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações.


    A lei 11.340 de 2006, que criou referidos mecanismos, dispõe em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, vejamos:


    1 - Violência Física: Segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal”.


    2 - Violência Patrimonial: Segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades”.


    3 - Violência Psicológica: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência psicológica é aquela “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.


    4 - Violência Sexual: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos”.


    5 - Violência moral: Segundo o artigo 7º, V, da lei 11.340/2006, a violência moral é aquela “entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria”.


    A lei “Maria da Penha” ainda traz que:


    1) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    2) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    3) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    A) INCORRETA: a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) foi instituída pela lei 13.146, de 6 de julho de 2015.


    B) INCORRETA: A lei 10.216, de 6 de abril de 2001, é que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.


    C) CORRETA: A Lei 11.340/2006 é que foi instituída com a finalidade de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.


    D) INCORRETA: a lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973, é que  dispõe sobre o Estatuto do Índio.


    E) INCORRETA: A lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, é que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências.


    Resposta: C


    DICA: Sempre faça um resumo da matéria e dos detalhes importantes de cada questão, pois será importante para ler antes dos certames.