SóProvas


ID
3488398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    A ocupação do território onde se situa o estado de Sergipe ocorreu simultaneamente ao processo de colonização do Brasil. Iniciada ainda no século XVI, a ocupação também foi protagonista do esforço português de controlar suas terras americanas, o que implicou, entre outras ações, o combate a outros europeus que manifestavam interesse sobre a possessão lusitana na América.


Relativamente à trajetória histórica de Sergipe, julgue o item seguinte.


O início da colonização sergipana contou com a participação de nomes como Garcia D’Ávila, grande proprietário de terras à época, e também de padres da Companhia de Jesus (jesuítas).

Alternativas
Comentários
  • Garcia de Sousa d'Ávila ( –  de ) foi um administrador colonial , fundador do que se tornaria o maior  do mundo, sediado na , que atingiu um total de 800 mil km² de área, em sua maior parte não cultivados. As gerações do Morgado da Torre participaram do processo de povoamento do .

    arcia D'Ávila ergueu a segunda casa fortificada do Brasil — antecedida apenas pelo antigo  em Pernambuco — na atual Praia do Forte a 80 km de Salvador, Bahia, que também foi sua residência e de sua família, além de fazer as vezes de forte. Historicamente, estão entre os primeiros sertanistas do Brasil.

    Os jesuítas aportaram em Sergipe em 1575 por meio da missão de São Tomé, de Santo Inácio e São Paulo, lideradas pelos padres Gaspar Lourenço e João Salônio. O principal foco era levar a civilização cristã a localidade, primeiramente, onde hoje é o município de Santa Luzia do Itanhy.

    A capela de Santa Luzia era um marco do início do período dos jesuítas em Sergipe, porém não mais existe.

    Nas proximidades do rio Vaza-Barris, os jesuítas instalaram-se na região de domínio de Itaporanga D’Ajuda, com a construção de um colégio, residência e igreja, complexo chamado à época de Tejupeba. Há indícios de que lá também funcionou um estaleiro da Companhia de Jesus no Brasil, com destaque econômico além das terras do então Sergipe del Rei.

  • Na segunda metade do século XVI, passou a haver contato entre franceses e indígenas locais, quando surgiu escambo de objetos europeus diversos por produtos da terra, como:

    Pau-brasil;

    Algodão; e

    Pimenta-da-terra.

    Diante da necessidade de efetivar a posse portuguesa do território sergipano, ficou a cargo de Garcia d’Ávila, proprietário de terras na região, iniciar a conquista do território. O português contava com a ajuda dos jesuítas para catequizar os nativos. A conquista desse território e sua colonização tinha dois grandes objetivos:

    Facilitar as comunicações entre Bahia e Pernambuco; e

    Impedir as invasões francesas.

    Resposta: Certo

  • Gabarito :Certo