SóProvas


ID
3488401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    A ocupação do território onde se situa o estado de Sergipe ocorreu simultaneamente ao processo de colonização do Brasil. Iniciada ainda no século XVI, a ocupação também foi protagonista do esforço português de controlar suas terras americanas, o que implicou, entre outras ações, o combate a outros europeus que manifestavam interesse sobre a possessão lusitana na América.


Relativamente à trajetória histórica de Sergipe, julgue o item seguinte.


A presença dos holandeses em Sergipe, embora breve, foi vital para organizar a economia da região: os conflitos cessaram e a estabilidade permitiu o desenvolvimento econômico que perdurou por mais de dois séculos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    A Invasão Holandesa, em 1637, Sergipe ficou praticamente posto a ruínas. Houve incêndios, destruição de lavouras, roubos e maus tratos com gados, abalando drasticamente a economia da província. Os holandeses queriam atacar a cidade de Salvador e se estabeleceram no território de Sergipe em busca de uma estratégia para a investida.Ficaram por mais de 50 anos.

  • Entre 1637-1945, há as invasões holandesas em Sergipe, quando houve grande prejuízo à economia local, que só iria se recuperar quando os portugueses retomaram a região, em 1645.

    Os holandeses buscavam em Sergipe alimentos (carne e farinha) e montarias (cavalos), além do controle das jazidas de salitre no sertão. Os holandeses também enxergavam a região como uma zona de proteção ao avanço dos portugueses e espanhóis vindos da Bahia para expulsá-los de Pernambuco, onde a colonização holandesa foi mais efetiva.

    Resposta: Errado

  • Breve e por mais de dois séculos?

    Questão própria se contradiz.

    Errado.

  • INVASÃO HOLANDESA EM SERGIPE

    Intenção: chegar à Salvador. Mas, ir pelo porto de Salvador era mais difícil (defesa era forte), então, tentaram ir por Sergipe.

    Comandante: Van Shopke

    Fracasso da invasão: em decorrência da política da terra arrasada, pelo Conde Bagnuolo (português), que se resumia em destruir tudo (gado, terra, etc) para que os holandeses, quando chegassem, não encontrassem nada e, com isso, recuassem. Holandeses terminaram de atear fogo e destruir o que sobrou.

    Guerra do urubu: holandeses x portugueses + índios. Portugueses e índios saíram vencedores.

  • Errado, não foi breve e os conflitos não cessaram.