SóProvas


ID
3489067
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“LELÉU: Oxente! Tô feito super-homem?! Dona Inaura, minha bandeira... pernambucana! Eu nem sei como lhe agradecer.

INAURA: Nem precisa. O amor que lhe tenho é de graça. Da outra vez que você salvou Leléu de Frederico, eu tive bem muita inveja do seu amor por ele. E foi por inveja do seu amor por ela que eu mandei Frederico acabar com você. 

Mas eu senti uma dor tão grande, que entendi que meu amor é maior do que qualquer inveja.

LISBELA: Você matou seu marido pra salvar o meu.”

Extraído de Lisbela e o prisioneiro (1964, Lins, Osman, p.31)

Disponível em https://www.wattpad.com/153512056-lisbela-e-o-prisioneiro.

O texto acima melhor se enquadra em qual dos tipos a seguir?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Temos um texto narrativo (personagens, história, enredo). O texto narrativo é uma modalidade textual em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Toda narração tem um enredo ou intriga – o encadeamento, a sucessão dos fatos, o conflito que se desenvolve, podendo ser linear ou não.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Narração → visa contar um fato c/ narrador, personagens, noção espaço/tempo. Geralmente c verbos no pretérito. Mas pode ficar no presente do indicativo, caso o narrador parou de narrar p tecer um comentário ou pq decide contar a história dando vivacidade a ela: ""ele baaate, goool"
  • A questão aborda o assunto tipologia textual e quer que indiquemos em qual se enquadra a classificação do texto exposto.

    É importante notarmos que o texto é contado em primeira pessoa, personagens que se envolvem em uma sequência narrativa e tem começo e meio e fim.. Analisando esses fatos podemos fazer as resoluções das alternativas.

    a) Narrativo

    Correta. A narração se caracteriza por relatar situações, fatos e acontecimentos, reais ou imaginários. Toda história mobiliza personagens, situados em um determinado tempo e lugar. Segundo Bronckart, a sequência narrativa é sustentada por um processo de intriga que consiste em selecionar e organizar os acontecimentos de modo a formar um todo, uma história ou ação completa, com início, meio e fim. Podemos sustentar essa alternativa como o nosso gabarito, visto que o nosso texto é predominantemente com as características apresentadas de uma narração.

    b) Dissertativo

    Incorreta. A dissertação se baseia em uma tese sobre um assunto específico, que possibilita a inclusão de novos dados, direcionados para uma conclusão ou nova tese. Apresenta as razões que devem ser consideradas para aceitar ou não determinada tese. O texto não apresenta essas características.

    c) Informativo

    Incorreta. O texto informativo é um tipo textual que tem o objetivo de informar e esclarecer a um leitor, um ouvinte ou ainda um conjunto de pessoas sobre um determinado assunto ou tema.

    d) Expositivo

    Incorreta. Este tipo de texto é caracterizado por esclarecer um assunto de maneira atemporal com o objetivo de explicá-lo de maneira clara, sem intenção de convencer o leitor ou criar debate. Notem que é bem semelhante ao texto informativo a diferença está em uma explícita defesa de tese, com apresentação de dados, presença de um discurso e argumentos.

    e) Injuntivo

    Incorreta. A injunção, segundo Travaglia, tem por finalidade incitar à realização de uma situação, requerendo-a ou desejando-a, ensinando ou não como realizá-la. Constitui-se sobretudo no discurso do fazer (ações) e do acontecer (fatos, fenômenos). A tipologia textual injuntiva está presente em gêneros como as receitas, os manuais e as instruções de uso e montagem, os textos de orientação (leis de trânsito) e os textos doutrinários.

    Referência bibliográfica.

    KÖCHE, Vanilda Salton/ BOFF. Odete Maria Benetti/ MARINELLO. Adiane Fogali Leitura e produção textual : gêneros textuais do argumentar e expor / – Petrópolis, RJ : Vozes, 2017.

    GABARITO A

  • narrativo nota-se a presença de personagens