SóProvas


ID
3489139
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Temos visto cada vez mais enxurradas que afetam particularmente a região Sudeste do Brasil, durante o verão, quando o clima tropical traz normalmente o período chuvoso. Mas se esse é um aspecto climático tradicional, por que parece que a cada ano as enxurradas aumentam nessa região? Segundo a literatura sobre o tema, a concentração das enxurradas, causando enchentes, decorre do aumento do escoamento superficial das águas das chuvas na região, que por sua vez ocorre diretamente por causa do(a):

Alternativas
Comentários
  • Podemos citar diversas causas, como: ocupação irregular ou desordenada do solo, poluição, remoção da vegetação.

    Apesar de todos os problemas acima mencionados, a causa considerada principal para as enchentes é, sem dúvida, a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios. Além disso, a impermeabilização contribui para a elevação da velocidade desse escoamento, provocando erosões e causando outros tipos de desastres ambientais urbanos.

    Portanto, gabarito letra C.

  • O escoamento superficial urbano está presente na maioria das cidades brasileiras. Trata-se de um problema proveniente das precipitações que atingem áreas de infiltração limitadas ou áreas impermeáveis. Se considerado uma chuva intensa e constante o processo de escoamento fica inabilitado, causando inundações, enchentes e degradações no solo impermeável.

    O processo de inundação está relacionado a incapacidade do solo em filtrar a água e do sistema de drenagem das cidades. Com o relevo levemente inclinado e grande quantidade de chuva, o escoamento ganha uma grande velocidade e ocasiona o arrastamento de detritos, levando as erosões.

    As enchentes ocorrem quando o leito de um rio recebe grande quantidade de volume de chuva e escoamento. É proveniente de cidades construídas sob as planícies aluviais dos rios ou de baixa altitude, consequentemente ocorre pela ação humana, levando a grandes problemas.

    Já a degradação está ligada ao processo de alagamentos, decorrente nas áreas com relevo levemente inclinado. Ocorre quando há grande quantidade de chuva, a qual precisa desta inclinação para descer em velocidade média ou grande, arrastando detritos que geram um atrito no solo impermeável.

    Para que este processo não ocorra as cidades devem ter o planejamento estrutural levando em consideração estes processos naturais.

    Para que o escoamento não gere muitos danos, a cidade deve obter-se de um sistema de drenagem preparado para receber grande proporção de água. Os pontos verdes são outra dica excelente, pois além de ajudar a filtrar grande parte da água, eles valorizam a paisagem do local.

    gab.c

  • As principais causas estão relacionadas a impermeabilização do solo, construções irregulares, disposição de lixos em terrenos baldios ou em locais sem estrutura adequada. Com isso a água da chuva se acumula, pois não tem meios necessários para infiltrar e assim escoam com maior rapidez.

    PMPR! NÃO DESISTA, A FARDA JÁ É SUA GUERREIRO!