-
DOBRAMENTOS MODERNOS ou CADEIAS OROGÊNICAS -->
Estruturas geológicas que se originam em virtude das ações de tectonismo.Corresponde à formação de cadeias montanhosas,apresentando as maiores altitudes do planeta.
ex: cordilheira dos Andes
gab.E
-
É importante se considerar que são formações RECENTES. Pois, ao longo do tempo, podem passar por erosão e formar planaltos.
-
É importante ressaltar que no brasil NÃO temos dobramentos modernos, apenas mares de morros e planaltos formados pelo intemperismo e erosão
-
Se você intender o termo dobramentos RECENTES mata a questão!
-
Os dobramentos modernos – também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos – são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta
-
As cadeias orogênicas (dobramentos antigos) são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático - plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. No brasil, as maiores são a do nordeste, do atlântico e o de Brasília ou Araguaio - Tocantins, e os menores são o Sul - Riograndense, o do Paraguai e o Gurupi.
Foco, força e fé em Deus! *PM-PR 2020*
-
O enunciado já responde "grandes curvamentos côncavos e convexos" letra E
Existem quatro tipos de montanhas:
as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões;
as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas;
as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e
as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.
-
Orogênese= agente interno de formação de relevo juntamente com a epirogênese / vulcanismo / abalos sísmicos. Forma montanhas através do movimento horizontal das placas tectônicas e dá-se o nome de movimento convergente.