SóProvas


ID
3489862
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Araçatuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A primeira-ministra britânica, Theresa May, fez um discurso no Parlamento nesta segunda (22 de outubro) para tentar conter a rebelião em seu partido conservador contra sua estratégia para o Brexit, garantindo que um acordo com a União Europeia está quase finalizado.

(Folha de S.Paulo, 22 out.18. Disponível em: <https://goo.gl/bNtEzp>. Adaptado)


Uma das principais questões ainda não resolvidas do Brexit é a fronteira entre

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: A

  • Gabarito: A

    Resumi um pouco a treta

    Um dos principais pontos das negociações do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, é a fronteira que separa a Irlanda do Norte e a Irlanda.

    A Irlanda do Norte é um território britânico e forma — junto com Inglaterra, País de Gales e Escócia — o Reino Unido. Já a República da Irlanda é um país independente.

    Atualmente a fronteira é "aberta", mas depois do Brexit, tudo pode mudar — Irlanda do Norte e Irlanda poderiam ficar sob regimes alfandegários e regulatórios diferentes.

    Além disso, a fronteira entre as Irlandas é um assunto de extrema sensibilidade política, diplomática e de segurança. A maior preocupação é que a reinstauração de uma "fronteira dura" poderia colocar em risco o Acordo de Belfast (também conhecido como Acordo da Sexta-Feira Santa) de 1999, que ajudou a pôr fim ao período de violência na Irlanda do Norte conhecido como The Troubles.

    Fonte: BBC

  • O Brexit tem se mostrado uma crise de grandes proporções que já ultrapassou diversos governos desde sua implantação após o resultado do plebiscito. A notícia do texto aborda as negociações entre a Grã Bretanha e a União Europeia. O enunciado busca o principal entrave as negociações que se arrastam até os dias atuais.  

    A) A República da Irlanda é um país independente e membro formal da União Europeia enquanto a Irlanda do Norte é parte do território britânico. A fronteira entre as duas áreas é considerada de restrições muito suaves de circulação em geral. Com uma saída não negociada da Grã Bretanha da União Europeia, essa fronteira teria que se tornar uma área de circulação bem mais restrita criando diversos problemas para a população local, ambos os países e os interessados na livre circulação de mercadorias. Alternativa correta.
    B) Ambos compõem a Grã Bretanha.
    C)  Ambos compõem o Reino Unido que inclui o pequeno território da Irlanda do Norte que recebe denominação a parte por ficar em outra ilha que não a da Grã Bretanha. 
    D) Ambos estão na mesma ilha da Grã Bretanha.
    E) A Irlanda é um país soberano. 


    Gabarito do professor: A