Gab. Letra A
A. Em decorrência do desenvolvimento tecnológico, inúmeras mudanças podem ser observadas em aspectos relacionados ao modo de viver, perceber, sentir e comunicar-se na sociedade atual. Hoje, há a ampliação das possibilidades de participação ativa na cultura digital: não apenas se está consumindo mídia, também se está produzindo mídia.
B. A Lei n° 8623/2011 estabelece como objetivo principal desestimular as crianças e os jovens no que se refere ao uso e à influência da mídia em se tratando de sexualidade, violência, uso de drogas, desejos de consumo, padrões estéticos e sociais em relação a gênero, crença, classe social e etnia. ---> Errada: A Lei n.º 8623/2011 estabelece como objetivo principal orientar e estimular a criticidade das crianças e dos jovens no que se refere à influência da mídia em se tratando de sexualidade, violência, uso de drogas, desejos de consumo, padrões estéticos e sociais em relação a gênero, crença, classe social e etnia.
C. Para que ocorram boas relações de ensino e aprendizagem no campo das Tecnologias Mídia Educação, não é preciso ressignificar o conceito de currículo, visto que o avanço das tecnologias digitais não institui novas formas de aprender e produzir conhecimento. ---> Errada: Para alcançar esse objetivo, torna-se necessário ressignificar o conceito de currículo, visto que o avanço das tecnologias digitais institui novas formas de aprender e produzir conhecimento e, por consequência, novos modos de ensinar, envolvendo diferentes modalidades de linguagem
D. Deve-se abrir mão da dimensão conceitual da ação escolar e do importante papel dos profissionais da educação na atividade mediadora, tendo presente que a apropriação conceitual é o percurso por meio do qual a informação transforma-se em conhecimento. ---> Errada: Não se deve abrir mão da dimensão conceitual da ação escolar e do importante papel dos/das profissionais da educação na atividade mediadora, tendo presente que a apropriação conceitual é o percurso por meio do qual a informação transforma-se em conhecimento,
E. O trabalho desenvolvido com as TIC na RMEF constitui um Componente Curricular e se apresenta como uma perspectiva relevante, oportunizando diferentes formas de expressão, representação e cultura. Dessa forma, a Mídia-Educação pode se confundir com o currículo de modo a promover cidadania no âmbito da formação humana integral. ---> Errada: o trabalho desenvolvido com as TIC na RMEF não constitui um Componente Curricular, mas se apresenta, em perspectiva transversal e de educação integrada, como uma prática cultural e social, oportunizando diferentes formas de expressão, representação e cultura. Dessa forma, a Mídia-Educação é incorporada ao currículo – sem, porém, confundir-se com ele –, de modo a promover cidadania no âmbito da formação humana integral.